RedePsi - Psicologia

Notícias

Jogadores de World of Warcraft experimentam menos solidão e ansiedade social no mundo virtual em comparação ao presencial

Indivíduos que jogam World of Warcraft – WoW- experienciam menos ansiedade social e solidão quando estão jogando online do que quando estão no mundo presencial off line, de acordo com um estudo publicado no jornal Computers in Human Behavior.

 

World_of_Warcraft_Warlords_of_Draenor_@_Gamescom_(14954827615)_(2)

World of Warcraft Warlords of Draenor @ Gamescom

Em MMORPGs (jogo de interpretação de personagens online e em massa para múltiplos jogadores), os jogadores devem cooperar com outros jogadores on-line, a fim de completar tarefas e atingir metas.

“O aspecto mais importante de jogos de MMORPG não é o próprio jogo, mas a capacidade de formar amizades fortes, em que os jogadores são muitas vezes altamente emocionalmente investidos”, disse Marcel Martoncik, pesquisador principal e autor do estudo.

No estudo foram comparadas a ansiedade social e solidão utilizando os inventários Social Phobia Inventory e UCLA Loneliness Scale, respectivamente, com uma amostra de 161 jogadores.

Além da diferença entre mundo real e off line, outro resultado encontrado foi que os jogadores que pertencem a uma Guilda (grupo) ou que regularmente jogam com amigos e membros da família, experimentam significativamente menos solidão do que aqueles que jogam regularmente sozinhos.

Os jogadores que se comunicam regularmente com outros jogadores on-line também experimentam menos solidão.

Além disso “Os jogadores podem não se sentir aceitos junto a pessoas que não jogam ou aprovam jogos de computador e esse sentimento de rejeição pode colaborar para produzir ansiedade social. E gravado pela falta de amigos, com quem poderiam compartilhar seus interesses, também surge a solidão”, disse Martoncik.

O estudo sugere que o WoW é um ambiente social que encoraja cooperação, comunicação e amizade.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter