RedePsi - Psicologia

Artigos

Psicologia canina: como seu cão se acostuma com o nome dado a ele

Qual nome colocar em nosso pet é a primeira coisa que pensamos antes mesmo de receber o novo amiguinho em casa. O nome escolhido vai marcar o pet durante toda sua vida, então é sempre importante selecionar um nome fácil e que combine com o cachorro.

É importante escolher um nome fácil, para que o cãozinho possa assimilar com mais facilidade e se acostume mais rápido com o nome escolhido pelo tutor. Aqui daremos algumas dicas para ensinar o seu bichinho e outras dicas. Confira!

A importância do cão se acostumar com o nome dado a ele

O nome contribuirá para formar a personalidade do seu cachorro, por isso é importante escolher um que seja fácil e simples para que ele possa lembrar e saber que é seu. Nomes muito complicados muitas vezes dificultaram a aprendizagem do bichinho e em alguns casos ele nem vai conseguir aprendê-lo. Então descomplique!

O passo mais importante para ajudar o seu pet a se acostumar com seu nome de batismo é associá-lo sempre a coisas boas, ou seja, sempre faça elogios mencionando o nome dele ou o convide para realizar tarefas divertidas. Exemplo: “Muito bem, Mike!”; “Vamos passear na rua, Bob?”.

É importante frisar sempre o nome do pet, para que ele entenda que você está falando diretamente com ele, dessa forma ele irá se acostumar mais facilmente com a situação.

Outra dica importante é evitar os apelidos durante esse processo. Espere o peludinho aprender o nome primeiro e depois disse ele irá se acostumar com os apelidos que surgirão ao longo da vida.

Evite repreender o seu pet adicionando o nome dele à frase, pois ele pode ficar confuso e acabar associando o seu nome com coisas negativas. Se você precisar repreendê-lo, utilize apenas o “não” em tom de bronca e pronto!

Quero mudar o nome do meu cachorro, e agora?

É bem comum os tutores adotarem cãezinhos que já possuem nome, e também é muito comum eles não gostarem muito do nome dado ao pet, mas não se preocupe pois ainda dá tempo de mudar o nome dele.

Independente se o seu bichinho é filhote ou adulto, fazer a troca de nome é possível mas irá exigir paciência e dedicação.

Um item que pode auxiliar muito nesse processo são os petiscos! Todo cachorrinho adora um bom e saboroso petisco, então ele com certeza não irá negar a sua investida.

Escolha o novo nome e utilize-o sempre que quiser chamar a atenção dele, mesmo que o bichinho não olhe a primeira vista para você, ofereça sempre o petisco e dê muito carinho para ele, dessa forma ele sempre saberá que o nome terá alguma surpresa especial se ele der atenção sempre que escutá-lo.

Siga esses passos até que ele se acostume com o novo nominho. Mas lembre-se: escolha um nome fácil, para que ele possa aprender com mais eficácia.

É importante lembrar que se você deseja trocar o nome do seu bichinho, é fundamental que o nome antigo dele não seja mencionado mais, para que ele não fique confuso durante o processo.

Como escolher o nome perfeito para o meu pet?

Existe uma ampla variedade de nome de cachorro pela internet, mas nem todo nome deve ser utilizado.

Como dissemos anteriormente, o nome do pet deve ser simples, para que ele possa lembrar e aprender com mais facilidade. Por isso, evite nomes muito longos e que rimam com outras palavras que você geralmente costuma usar.

É bem comum os tutores se basearem em nomes de animais famosos ou até mesmo em cantores(as) famosos. Então antes de escolher o primeiro nome que vier a cabeça, conheça um pouquinho do seu bichinho e veja o que mais combina com ele.

Mesmo que você consiga mudar o nome dele posteriormente, lembre-se sempre que é uma tarefa mais trabalhosa, então faça uma boa escolha e dê muito amorzinho para ele!

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter