RedePsi - Psicologia

Notícias

Professor da UFRJ transforma estudos acadêmicos em filmes

Olha que bacana pessoal, um professor pega trabalhos acadêmicos e filma os mesmos. Ele retrata o trabalho de diversas categorias e dá para ter uma idéia de como é a realidade daquele trabalho. Espero que gostem.

Renato Santos

Professor da UFRJ transforma estudos acadêmicos em filmes

Através do projeto “Educação através das imagens” o professor Beto Novais, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) filma condições de trabalho em diversas categorias de trabalhadores. Ele começou a trabalhar com esses documentários quando percebeu que muitas pesquisas acadêmicas ficavam fechadas restritas e internas aos muros das universidade, com pouca divulgação e disseminação para a sociedade.
Esse projeto é desenvolvido pelo professor Beto há mais de 20 anos, que faz a seleção das temáticas, em seguida procura pesquisas na universidade que tratam dos assuntos e a partir dessa seleção, vai produzir o argumento e o roteiro dos documentários.
As filmagens são feitas com uma pequena equipe de filmagem e edição, e algumas vezes conseguem apoio da universidade e, outras vezes, de outras instituições, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo o professor Beto os documentários possuem o objetivo de resgatar memória, ele querer tratar das questões a partir da ótica do trabalhador. Esse projeto possui mais de 30 títulos, de assuntos diversos, e todos os filmes estão disponíveis online no canal do YouTube “Filmografia Beto Novaes” que pode ser acessado através do link: http://bit.ly/2RrPYIj .

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter