RedePsi - Psicologia

Artigos

Qual a relação da ansiedade com a acupuntura?

A ansiedade e acupuntura estão mais ligadas o que você imagina. Não essa forma de tratamento cause o novo problema do século XXI, mas porque ela é uma ótima forma – e sem medicamentos – de tratá-lo.

Hoje em dia essa prática milenar tem evoluído de inúmeras formas e uma delas foi a possibilidade de tratar distúrbios psicológicos. Quando normalmente estava ligada a problemas físicos que poderiam aparecer como alergias ou dores, hoje vai muito além.

Curioso para conhecer um pouco mais sobre a acupuntura aplicada a questões psicológicas? Bem, continue lendo esse texto e descubra mais sobre o assunto.

A ansiedade no século XXI

Considerada o mal do século, a ansiedade é uma palavra bastante comum no dia a dia de diversas pessoas, especialmente aqueles mais novos. E está enraizada em nossa sociedade de forma a ser naturalizada.

A depender do grau de a mesma pode ser entendida como um distúrbio psíquico e, como tal, deve ser levado a sério tanto pelo indivíduo que convive com a condição quanto pelas pessoas ao seu redor.

Rotinas complexas e corridas estimulam o aparecimento e agravamento desta patologia e cerca de 33% da população mundial já sofre da mesma. Sendo assim, é importante estar atento não só a suas causas, mas também as consequências.

A ansiedade pode ser considerada como fobia específica, pânico, obsessão ou compulsão, medo de estar em público e até mesmo estresse pós-traumático. E nessas situações apresenta os seguintes sintomas:

  • Aumento da transpiração;

  • Taquicardia;

  • Respiração acelerada;

  • Síndrome do intestino irritável;

  • Tensão muscular (podendo chegar até o enrijecimento como torcicolo);

  • Angústia;

  • Mente agitada;

  • Diarreia;

  • Insônia;

  • Problemas de concentração e memória recente;

  • Sensação de aperto no peito;

  • Irritabilidade;

  • Boca seca;

  • Azia ou gastrite nervosa; etc.

Existem inúmeros sintomas ligados a essa condição e isso não quer dizer que você irá sentir todos eles.

As consequências da ansiedade

A ansiedade, quando colocada em palavras simples, nada mais é que um estado de constante estresse. Isto também pode ser definido como o estado de “luta ou fuga”. Uma ótima exemplificação para isso é a de um coelho que deve dividir a jaula com um leão por dias seguidos.

Como você já deve imaginar, essa é uma situação bastante cansativa e causa inúmeras consequências em seu corpo no nível bioquímico.

A exemplo de problemas de memória de curto e longo prazo; fadiga excessiva; estudos já demonstraram ligação entre asma e ansiedade; aumenta o risco de diabetes; dores de garganta; enxaquecas crônicas; desenvolvimento de doenças cardiovasculares; refluxo; gastrite nervosa e até diarreia.

Já dá para notar que ansiedade é algo sério e deve ser tratado como tal. É uma opção para lidar com todo o desgaste que essa condição causa é justamente a acupuntura.

Você verá no próximo tópico como ansiedade e acupuntura podem se cruzar e trazer melhorias na sua qualidade de vida.

Ansiedade e acupuntura: como essa mistura pode te ajudar

Se você sofre com ansiedade, já sabe que a acupuntura pode te ajudar. Apesar de a terminologia “ansiedade” não estar descritas na extensa literatura da medicina tradicional chinesa.

Apesar disso, o estado de tensão e apreensão e o tratamento utilizando as picadas de agulhas estão descritos e inclusive a melhora do quadro!

A acupuntura entende o ser humano de forma holística e isso está claro no modo de cura empregado. Para a medicina tradicional chinesa a acupuntura auxilia no alinhamento das energias do corpo.

Logo, para essa prática o corpo e a mente são enxergados como uma só coisa, logo, a mente pode ser tratada eficientemente através de estímulos corporais.

Porém lembre-se sempre que sessões de acupunturas não substitui a visita ao psicólogo. Segundo a visão ocidental dessa forma de tratamento, ela é um tratamento complementar e deve ser associado ao tratamento convencional.

O que não faltam são estudos científicos provando a eficácia desse tratamento no tratamento de diversas enfermidades. Acredite, a associação entre ansiedade e acupuntura não é o único benefício que pode trazer para você, inclusive falamos sobre como essa técnica pode ajudar no manejo de diversos tipos de dores.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa Newsletter