RedePsi - Psicologia

Notícias

Copa da Inclusão

O tratamento de psicose e de neurose grave sempre foi um tema bastante controverso. É comum a opinião de que essa área de atuação é cercada de grande complexidade, Tanto no que diz respeito à teoria quanto à prática.
O tratamento de psicose e de neurose grave sempre foi um tema bastante controverso. É comum a opinião de que essa área de atuação é cercada de grande complexidade, Tanto no que diz respeito à teoria quanto à prática.
Por muito tempo o louco foi “varrido” para os frios hospitais psiquiátricos, onde eram mantidos em regime de reclusão, excluídos do convívio social.. Era a forma mais fácil de distanciar esse problema dos olhos da sociedade. Nos últimos tempos esse quadro vem mudando com o movimento anti-manicomial e os esforços que visam a reinserção social dessa população. Novas alternativas mais humanas que buscam resgatar a dignidade dos pacientes estão sendo propostas e aplicadas com grande sucesso, como os CAPS( centro de atenção psicossocial) e os hospitais-dia.

A Copa da Inclusão foi criada com o intuito de promover a integração dos pacientes com a sociedade, e a união de esforços das diversas instituições. Com a abertura desse espaço, ao qual todos terão acesso, busca-se proporcionar a interação dos pacientes entre eles, com os visitantes, com os profissionais, além integrar as instiuições, possibilitando a troca de conhecimento entre elas.

Além disso, é comum entre esses pacientes a queixa em relação ao ócio, sendo este um importante agravador do sofrimento. Muitos não tem um suporte familiar e(ou)uma rede social que lhes provenham afetivamente, assim como muitos tem uma rede social que se limita às relações que são estabelecidas nas instituições.

Esse evento consistirá numa grande reunião de instituições de saúde mental, vindas de toda grande São Paulo(+ de 20 instituições), e será realizado na DERDIC, órgão ligado à PUC-SP. Rua: Neyde Aparecida Solito 435, nas seguintes datas: 13/10(abertura), 20/10, 3/11, 10/10(encerramento).

Serão realizadas atividades esportivas e culturais diversas. A atividade central será um torneio de futebol de salão com um time de cada instituição compostos por pacientes. Com isso, mostraremos a importância da atividade esportiva e do jogo no tratamento mental, tal como o desenvolvimento da relação com o outro.

Revezando-se com os jogos, realizar-se-ão diversas oficinas (música, dança, mosaico, mitos, entre outras) apresentadas pelos técnicos das instituições e convidados. Todos estarão convidados a participar- visitantes, profissionais e pacientes.

Concomitantemente às atividades, ocorrerá uma feirinha, onde serão expostos os produtos feitos pelos pacientes nas oficinas de trabalho das respectivas instituições, tais como: alimentos, camisetas, etc.

No primeiro dia do evento será realizado uma cerimônia de abertura, que contará com apresentações culturais e o início dos jogos. No último dia da Copa, ocorrerá uma festa de encerramento, que , também contará com apresentações culturais e cerimônia de entrega dos prêmios do torneio, além da entrega de medalhas para todos os participantes dos jogos.

Os visitantes consistem em parte fundamental para o evento, já que somente com a presença destes, atingiremos todos os pontos esperados, com a troca, proporcionando uma experiência rica para todos.

A Copa da Inclusão tem uma grande preocupação de expor à sociedade a enorme demanda de atenção em relação a essa população que, apesar dos avanços alcançados, ainda sofre com o descaso e a ignorância acerca do assunto. Procuramos mostrar que os pacientes psiquiátricos podem ser produtivos para a sociedade e devem ser vistos como tal.

Trata-se de uma iniciativa que procura criar novos canais para a promoção de saúde mental, tal como um espaço de lazer e expressão aos pacientes. Pretende-se através dela, mostrar que é possível proporcionar espaços como esses, e assim provocar a realização de novas iniciativas. Além disso, consiste numa celebração dos avanços alcançados pelos profissionais dessa área.

Informamos que esse projeto tem o apoio de :

Faculdade de Psicologia da PUC-SP
Faculdade de Enfermagem da USP-SP
Associação Franco Basaglia
Hospital-Dia de Saúde Mental Infantil da Moóca
Hospital-Dia de Saúde Mental Infantil de Santana
Hospital-Dia de Saúde Mental da Lapa
CAPS Perdizes
CAPS Itapeva
Hospital das Clínicas
Hospital do Servidor Público Estadual
Centro de Convivência da Freguesia do Ó
Centro de Convivência de Sapopemba
Hospital-Dia de Saúde Mental da Água Funda
CAPS Diadema
A Esportiva
Hospital-Dia de Saúde Mental do Jabaquara
Ambulatório de Saúde Mental da Brasilândia
Hospital-Dia de Saúde mental do Itaim-Bibi
Hospital-Dia de Saúde Mental d Santo Amaro
Ambulatório de Saúde Mental do Mandaqui
Hospital-Dia de Saúde Mental da Vila Prudente

Atenciosamente:
Professores da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, Núcleo de Psicose
Idealizadores do projeto “Copa da Inclusão”:Ed Otsuka, José Luis Cassandri e Ricardo Santoro

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter