RedePsi - Psicologia

Notícias

Livro: Freud versus Deus

Autor: Dan Blazer –
Editora: Ultimato –
288 páginas –
Caixa Postal 43 –
36570-000 Viçosa, MG –
[email protected]
Telefone: (31) 3891-3149 _ Fax: (31) 3891-1557.

Neste livro, o psiquiatra cristão Dan Blazer tenta uma reaproxim …
Autor: Dan Blazer –
Editora: Ultimato –
288 páginas –
Caixa Postal 43 –
36570-000 Viçosa, MG –
[email protected]
Telefone: (31) 3891-3149 _ Fax: (31) 3891-1557.

Neste livro, o psiquiatra cristão Dan Blazer tenta uma reaproxim …
Autor: Dan Blazer
Editora: Ultimato

288 páginas
Caixa Postal 43
36570-000 Viçosa, MG
[email protected]
Telefone: (31) 3891-3149 _ Fax: (31) 3891-1557

Neste livro, o psiquiatra cristão Dan Blazer tenta uma reaproximação entre a psiquiatria e o cristianismo. Para incentiva-la, mediante um debate que foi perdido no início do século passado e retomado a partir de Freud, ele remonta ao surgimento de questões que mantiveram a psiquiatria e o cristianismo afastados, uma vez que tanto a prática psiquiátrica quanto o aconselhamento pastoral tratam da alma humana. Assim, esses médicos de alma deveriam buscar ouvir um ao outro por meio das diferenças de suas práticas, visando o emocionalmente enfermo.

Freud versus Deus traça um histórico da ciência psiquiátrica e do aconselhamento pastoral desde as suas origens. Lembra como os profissionais dessas áreas ouviam as histórias de seus pacientes e como deixaram de ouvi-las, o que resultou na simplificação do atendimento, quer somente pelo uso de drogas, quer apenas pelo aconselhamento superficial.

A aceitação acrítica das práticas psicoterapêuticas tanto por conselheiros religiosos quanto por psiquiatras e as causas históricas que levaram e ainda levam as pessoas a buscar esses profissionais com tanta freqüência são os desafios propostos pelo autor.

O Dr. Dan Blazer está na vanguarda do treinamento profissional, da prática clínica e da pesquisa acadêmica na psiquiatria por mais de uma década. Creio que Freud versus Deus se tornará um clássico na literatura acadêmica sobre a integração entre a fé cristã e a psicologia.
Warren S. Brown – professor de psicologia , Fuller Theological Seminary

Não há nada parecido com este livro. O Dr. Blazer redefine muitas das questões que desafiam aqueles que trabalham nas fronteiras entre o cristianismo e s psiquiatria. Intuitivamente, ele agita as águas do debate no momento em que estão em perigo de calmaria.
Leight C. Bishop – The Menninger Clinic

Nesta era do Prozac e dos projetistas de drogas sob encomenda, Dan Blazer levanta uma questão provocativa, mas largamente ignorada: “ Como os evangélicos chegaram a uma coexistência cômoda com a psiquiatria moderna? “ Ninguém na psiquiatria americana ou nas lideranças evangélicas fala com maior credibilidade sobre essa questão do que o Dr. Dan Blazer.
Roger Sider – diretor executivo, Family Institute, Pine Rest Cristian Hospital

Fui acordado por este livro como quem é acordado de um sono profundo. O Dr. Blazer, de maneira corajosa, reabriu um debate extremamente necessário.
George W. Cristison – Loma Linda UniversitySchol of Medicine

Além de apontar o distanciamento entre o cristianismo e a psiquiatria, Dan Blazer traça o perfil histórico e filosófico de diferentes movimentos em ambas as áreas. Freud versus Deus nos capacita a rastear as origens de vários modismos que nos chegam, bem como as conseqüências de suas aplicações. Se formos perpicazes e independentes o suficiente, poderemos agir de maneira preventiva e usar a criatividade para percorrer caminhos próprios em busca de um melhor atendimento àqueles que sofrem dor emocional.
Uriel Heckert – Doutor em psiquiatria pela USP e presidente do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos

Dan G. Blazer ( M.D., Ph.D.) é decano da educação médica e professor de psiquiatria na Duke University Scholl of Medicine. É autor e editor de dezenove livros, e co-autor de livros e artigos para revistas.

Autor da Opinião: RedePsi
Link Relacionado: Editora Ultimato

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter