RedePsi - Psicologia

Notícias

CVS ou Síndrome da Visão do Usuário de Computador

O médico Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier de Oftalmologia,de Campinas acaba de concluir uma pesquisa, realizada por um período de 10 anos, onde constatou que dos 1.237 pacientes estudados e que usam o computador de 12 a 14 horas por dia, 75% sofrem da nova patologia CVS (Computer Vision Syndrome) ou Síndrome da Visão do Usuário de Computador.

Fonte: [url=http://www.brasilmedicina.com.br/]Portal BrasilMedicina[/url]O médico Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier de Oftalmologia,de Campinas acaba de concluir uma pesquisa, realizada por um período de 10 anos, onde constatou que dos 1.237 pacientes estudados e que usam o computador de 12 a 14 horas por dia, 75% sofrem da nova patologia CVS (Computer Vision Syndrome) ou Síndrome da Visão do Usuário de Computador.

Fonte: [url=http://www.brasilmedicina.com.br/]Portal BrasilMedicina[/url]Analisou também um grupo de 320 pacientes com idades entre nove e 13 anos,que passava até 12 horas seguidas diante de computadores ou máquinas de jogos eletrônicos e descobriu que 30% das crianças e adolescentes apresentaram ardor nos olhos, olho seco, vista embaçada e dores de cabeça, sintomas de Síndrome da Visão do Usuário de Computador. “O pior é que 21% dos pequenos apresentaram miopia, dificuldade para enxergar de longe”, revela o Dr. Leôncio Queiroz Neto. Esse dado surpreendeu o médico, pois segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a expectativa média populacional é de que apenas 12% das crianças desenvolvam miopia após a puberdade. Na amostragem do estudioso, este índice foi superado em quase 100%.

O tratamento da CVS depende da causa e do sintoma. “Pode ser desde a correção do grau dos óculos até o uso de colírios e lubrificantes oculares (lágrimas artificiais). Piscar os olhos é fundamental, pois troca o filme lacrimal, responsável pela manutenção da umidade e pela boa defesa ocular. O relaxamento é indispensável, sendo ideal pausas de pelo menos 10 minutos a cada hora”, assegura o médico que é também diretor do Banco de Olhos de Campinas.

Números da Pesquisa:
* Pacientes: 1.237 pacientes estudados por 10 anos
* Com sintomas: 75% dos pacientes
* Crianças: 320 pacientes com idade entre 9 e 13 anos
* Com estresse ocular: 30% das crianças
* Com miopia: 21% das crianças
* Tempo de uso do computador: todos passavam até 12 horas diárias
* Sintomas: vermelhidão, cansaço visual, dor de cabeça, vista embaçada, dificuldade de focar, visão deturpada de cores, sensibilidade à luz

Informações para a Imprensa:
Zulmira Felicio – Jornalista Mtb. 11.316
Tels (11) 6163.5366 / 6160.0557 / 9605.7083

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter