RedePsi - Psicologia

Notícias

Vida no campo beneficia saúde mental, diz estudo

Quem vive no campo goza de melhor saúde mental do que os habitantes das cidades, sugere uma pesquisa que comparou dados do censo britânico desde 1991.
Quem vive no campo goza de melhor saúde mental do que os habitantes das cidades, sugere uma pesquisa que comparou dados do censo britânico desde 1991.
Apesar de algumas teorias apontarem o isolamento, a falta de vida social e dificuldades de acesso como fatores possivelmente prejudiciais à sanidade de quem vive em áreas rurais, a pesquisa realizada pela Escola de Medicina de Warwick em conjunto com as Universidades de Bristol e de Porthsmouth chegou à conclusão contrária.

Foram analisados dados referentes a 7.659 adultos que vivem na Inglaterra, no País de Gales e na Escócia.

Levando em consideração fatores como a idade, estado civil, emprego, segurança financeira e o estado de saúde física, “houve uma pequena, mas significativa diferença estatística em termos de doenças mentais comuns entre residentes de áreas urbanas e rurais”, afirmam os pesquisadores.

Os moradores de áreas rurais apresentaram um nível ligeiramente superior de sanidade mental do que os urbanos, segundo o estudo, publicado no Jornal Britânico de Psiquiatria.

Diferenças

A diferença relatada na pesquisa entre os moradores do campo e da cidade não se alterou mesmo tomando em consideração o nível socioeconômico, taxa de emprego ou renda familiar.

Os portadores de doenças mentais comuns que vivem em áreas menos densamente povoadas também apresentaram uma taxa mais alta de remissão, intervalo entre episódios da doença.

fonte:[url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/01/060103_saudemental.shtml]www.bbc.co.uk[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter