Esta explanação tem como objetivo apresentar a aplicação da abordagem da Análise do Comportamento ao campo hospitalar, especificamente aos problemas de comportamento infantil.
Quando se trabalha com crianças que possuem problemas crônicos de saúde, ou seja, que necessitam de um acompanhamento por vários anos de suas vidas, é importante que o psicólogo e os demais profissionais envolvidos com a manutenção da saúde desta criança e da família tenham um modelo de atuação que objetive o manejo dos comportamentos e de seus problemas em longo prazo. Desta forma, o papel do psicólogo, enquanto analista do comportamento, engloba a orientação da equipe multiprofissional que trabalha com a criança, assim como dos pais e das próprias crianças em relação às habilidades para lidar com as situações e os problemas dentro e fora do hospital.
As classes de comportamentos relacionadas ao contexto hospitalar envolvem tanto a adesão inicial e a procedimentos posteriores por parte da família e/ou da criança como o seguimento das orientações e prescrições médicas de forma adequada. A classe de comportamentos apresentada fora do hospital está relacionada aos efeitos da doença no repertório social da criança, que inclui problemas de desempenho acadêmico, de contato social na escola e a apresentação de comportamentos de fuga-esquiva inadequados do ambiente escolar.
Para amenizar esses problemas os procedimentos de fading in, modelagem, extinção, reforçamento positivo e negativo são utilizados pelo psicólogo, e são importantes, pois instalam e auxiliam o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento e prevenção dos problemas apresentados pela criança e pela família.
autor: Kátia Perez Ramos*
* Mestre e doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp), pesquisadora na área de Psicologia Experimental pela
Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para Reabilitação Craniofacial (Sobrapar) e psicóloga clínica.