Derivada do conhecimento produzido no âmbito da Análise do
Comportamento, o processo de programação de ensino consiste em tecnologia para a
elaboração de programas de ensino que inclui um conjunto de classes de
comportamentos que favorecem o processo de tomada de decisões que, partindo da
descrição de uma situação-problema, permitem propor condições de ensino
compatíveis com o conhecimento sobre aprendizagem humana e com os objetivos
pretendidos. Uma das principais classes de comportamentos no processo de
elaborar programas de ensino é a especificação dos objetivos comportamentais a
serem alcançados, considerando objetivos comportamentais enunciados que fazem
referência às relações entre ação dos organismos e o ambiente, em termos de
condições antecedentes e subsequentes. Considerando a importância de repertórios
comportamentais a serem desenvolvidos e mantidos para que as pessoas lidem com o
conhecimento disponível, usualmente denominados “hábitos de estudo”, e o fato!
de que a aprendizagem destes comportamentos ocorre, freqüentemente, por
ensaio-e-erro, gerando ou contribuindo para o surgimento ou agravamento do
fracasso escolar, tem sido considerado importante que agentes educativos, como
professores e pais, possam atuar favorecendo a modelagem e a manutenção destes
comportamentos em crianças, o mais precocemente possível. Em crianças com
história de fracasso escolar, preparar os pais para lidarem adequadamente com
esta situação de desenvolvimento de repertórios de estudo, esta providência
parece ainda mais relevante, já que estas crianças encontram situações
usualmente muito desfavoráveis em sala de aula, para superar suas dificuldades.
Assim, como parte das ações de um programa voltado para a capacitação para o
estudo (ProEstudo), foi proposto e encontra-se em desenvolvimento um programa de
treinamento para pais como agentes favorecedores de comportamentos de estudo em
crianças com história de fracasso escolar freqüentadoras de program!
a para desenvolvimento de repertórios de leitura utilizando programas
computadorizados. Partiu-se da proposição de classes de comportamentos, como
objetivos terminais do programa, abrangendo a capacitação de pais como
educadores, em quaisquer situações de interação com seus filhos, sua capacitação
para promover condições favoráveis para os seus próprios comportamentos como
agente educativo, um conjunto de comportamentos voltados para criar e garantir
condições apropriadas para que seus filhos aprendam a estudar de forma eficaz e
autônoma. Cada uma destas classes foi descrita como relação comportamental, e
analisada em seus principais objetivos intermediários. As classes de
comportamentos produzidas por meio deste processo constituem importante
referencial para tomada de decisão sobre quais condições de ensino são
necessárias para promover a instalação e manutenção dos comportamentos
pretendidos pelo programa.
Autores: Gurgueira, Luiz Henrique; Pavan, Caroline da Cruz, Cortegoso, Ana Lúcia
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Instituição: Universidade Federal de São Carlos