RedePsi - Psicologia

Notícias

Ronco pode ser ‘problema de família’, diz estudo

O ronco pode ser uma característica familiar, de acordo com estudo de cientistas do Hospital Infantil de Cincinnati, nos Estados Unidos.
O ronco pode ser uma característica familiar, de acordo com estudo de cientistas do Hospital Infantil de Cincinnati, nos Estados Unidos.
Segundo os pesquisadores, crianças cujos pais roncam têm chances três vezes maiores de vir a ter o problema quando adultos.

O estudo, baseado em entrevistas feitas com 681 famílias, foi publicado na revista Chest, e também indica uma possível relação entre ronco e alergias.

No entanto, pesquisadores britânicos afirmam que é mais provável que a obesidade tenha uma influência maior no problema.

“Metade das pessoas que roncam, roncam por estarem acima do peso, portanto, isso pode explicar de onde vem essa relação”, disse à BBC o professor Jim Horne, diretor do Centro Loughborough de Pesquisas do Sono.

Na pesquisa americana, crianças cujos testes para atopia – tendência hereditária a desenvolver manifestações alérgicas – deram positivo, tinham o dobro de probabilidade de roncar em comparação àquelas cujo resultado foi negativo.

Os cientistas afirmaram que, embora muitas vezes o ronco seja motivo de piadas, ele pode se transformar em um problema grave.

Estudos anteriores com crianças mais velhas e com adultos já estabeleceram a relação entre ronco e problemas de comportamento, doenças no coração e metabólicas, e deficiências mentais.

Fonte: [url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/04/060411_roncofamilias.shtml]www.bbc.co.uk[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter