RedePsi - Psicologia

Notícias

Pouco sono pode significar mais peso para as crianças

Uma nova pesquisa mostrou que quanto menos a criança dorme por dia, maiores são as chances dela ficar acima do peso.
Uma nova pesquisa mostrou que quanto menos a criança dorme por dia, maiores são as chances dela ficar acima do peso.
De fato, dormir menos que dez horas por noite pode fazer com que a criança tenha chances significantemente maiores de ficar acima do peso, em relação à aquelas que dormem essa quantidade. A falta de sono parece ter um papel mais importante no ganho de peso do que o tempo gasto assistindo à televisão e a falta de atividade física.

Pesquisadores da Universidade de Laval, em Quebec, observaram os hábitos, estilos de vida, índice de massa corpórea e mediram a cintura de 422 crianças entre cinco e dez anos. No total, 20% dos meninos e 24% das meninas estavam acima do peso.

Após a análise dos dados, os pesquisadores descobriram que aquelas crianças que dormiam menos de dez horas, tinham 3,5 vezes à mais de chances de se tornarem acima do peso em relação às crianças que dormiam mais de 12 horas por noite. Outros fatores que poderiam contribuir para o ganho de peso, como o tempo em frente à TV, a educação dada pelos pais e a prática de atividades físicas, tiveram um impacto muito menor no ganho de peso das crianças.

Segundo o Dr. Jean Philippe Chaput, uma possível explicação para a ligação entre a falta de sono e o peso, é que, “durante o sono, o organismo regula os níveis de certos hormônios que provocam os sentimentos de fome/saciedade, ou seja, o excesso de tempo na cama poderia amenizar as dores da fome”.

Fonte: [url=http://sciencedaily.healthology.com/focus_article.asp?b=sciencedaily&f=sleep_disorders&c=sleep_less-more-weight]http://sciencedaily.com[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter