RedePsi - Psicologia

Notícias

Meditação transcendental ajuda a combater o estresse

A prática da meditação transcendental não só tranquiliza a mente, mas também acalma reações prejudiciais do organismo ao estresse que conduzem às doenças cardíacas e à diabete, disseram pesquisadores na segunda-feira.
A prática da meditação transcendental não só tranquiliza a mente, mas também acalma reações prejudiciais do organismo ao estresse que conduzem às doenças cardíacas e à diabete, disseram pesquisadores na segunda-feira.
Num teste clínico conduzido ao longo de 16 semanas com pacientes portadores de cardiopatias e cuja média de idade era 68 anos, aqueles que aprenderam os princípios da meditação transcendental, da secular tradição védica indiana, tiveram vários benefícios à saúde.

Já foi demonstrado anteriormente que a meditação reduz a pressão sanguínea, mas pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, constataram que a prática também reduz a variabilidade do ritmo cardíaco e a sensibilidade à insulina.

A batida cardíaca é controlado pelo sistema nervoso autônomo do organismo, que pode ser adversamente afetado pelo estresse, e a variabilidade pode prejudicar o sistema cardiovascular, disse o estudo publicado no Archives of Internal Medicine.

A resistência à insulina, uma precursora da diabete, ocorre quando o corpo se torna cada vez menos capaz de utilizar a insulina produzida pelo pâncreas para converter em energia a glicose presente no sangue.

O estresse crônico pode ser o denominador comum que perturba as funções automáticas do corpo, disse a autora do estudo, Maura Paul-Labrador.

“O estresse provoca a liberação de cortisol e outros hormônios e neurotransmissores que, com o tempo, prejudicam o sistema cardiovascular. Em lugar de modificar o estresse propriamente dito, a meditação transcendental pode modular a reação ao estresse, de maneira semelhante ao impacto fisiológico do condicionamento por exercícios físicos”, disse ela.

Fonte: [url=http://newsbox.msn.com.br/article.aspx?as=article&f=br-olbrent-entretenimento-nofilter&t=3780&id=2997467&d=20060613&do=http://newsbox.msn.com.br&i=http://newsbox.msn.com.br/mediaexportlive&ks=0&mc=0&ml=ma&lc=pt&ae=windows-1252]www.msn.com.br[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter