RedePsi - Psicologia

Notícias

Café reduz risco de cirrose alcóolica, diz estudo

Um estudo americano com mais de 125 mil homens e mulheres feito ao longo de 20 anos descobriu que o risco de cirrose alcoólica diminui a cada xícara de café bebida por dia.
Um estudo americano com mais de 125 mil homens e mulheres feito ao longo de 20 anos descobriu que o risco de cirrose alcoólica diminui a cada xícara de café bebida por dia.
O estudo liderado pelo Dr. Arthur Klatsky para a Divisão de Pesquisa da Kaiser Permanente foi publicado pela revista médica Archives of Internal Medicine.

Foi descoberto que beber menos de uma xícara de café por dia reduz o risco de cirrose alcoólica em 30%; de uma a três xícaras em 40%; e quatro ou mais xícaras em 80%.

Houve também uma redução não-significativa no aparecimento de outros tipos de cirrose – não associadas com álcool – em pacientes que bebiam café.

Os pesquisadores da Califórnia analisaram o histórico médico de pacientes que fizeram exames voluntariamente entre 1978 e 1985.

Em 2001, 330 destas pessoas foram diagnosticadas com cirrose hepática, das quais 199 tinham cirrose causada por bebidas alcoólicas.

Para analisar os danos ao fígado, a equipe de pesquisadores mediu a quantidade de certas enzimas no sangue. Como esperado, o nível de enzimas era muito mais alto nas pessoas que bebiam grandes quantidades de álcool.

No entanto, aqueles que bebiam álcool e café tinham níveis mais baixos do que os que não ingeriam café.

Os pesquisadores disseram que ainda não têm certeza de que a cafeína é responsável pelo resultado, já que estudos mostraram que o chá não foi associado à redução do risco de cirrose.

A identificação da substância responsável abriria caminho para a produção de um remédio capaz de prevenir a doença e poderia ajudar a aumentar o conhecimento sobre o funcionamento das doenças de fígado.

Na publicação, o Dr. Arthur Klatsky, chefe da pesquisa na Califórnia, afirmou que: “Mesmo que o café funcione como proteção, a primeira medida para a redução da cirrose alcoólica é evitar beber álcool em grandes quantidades.”

“A pesquisa sugere que a ingestão de café pode explicar as variações no risco de cirrose em consumidores de álcool. Os estudos sobre a interação café-etanol têm fundamentos sólidos, mas devemos ter em mente que o café pode ser apenas um de vários moduladores de risco para a cirrose”, diz ele.

Fonte: [url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/06/060613_cafe_figado_is.shtml]www.bbc.co.uk[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter