RedePsi - Psicologia

Notícias

Pessoas ‘são mais honestas quando observadas’

Um estudo realizado pela Universidade de Newcastle, na Inglaterra, concluiu que a impressão de estarem sendo observadas faz com que as pessoas sejam mais honestas e se comportem melhor.
Um estudo realizado pela Universidade de Newcastle, na Inglaterra, concluiu que a impressão de estarem sendo observadas faz com que as pessoas sejam mais honestas e se comportem melhor.
Durante dez semanas, a equipe de pesquisadores alternou um pôster de flores, colocado atrás do caixa da cantina da universidade, com um que tinha a imagem de um par de olhos.

Logo abaixo das fotos, estava uma lista com os preços das bebidas à venda.

Nas semanas em que a foto dos olhos estava exposta, havia quase três vezes mais dinheiro dentro da caixinha para compras rápidas – em que as pessoas devem colocar o valor correto da bebida que estão levando – do que quando o pôster com flores foi usado.

A explicação é que imagens de olhos e rostos podem afetar a percepção das pessoas, dando a impressão de que elas estão sendo vigiadas por alguém.

Os pesquisadores acreditam que a descoberta pode ser aplicada em iniciativas para controlar o comportamento violento e a desordem nas cidades.

“Apesar de termos usado um pôster simples, com uma fotocópia preta e branca, nós sabíamos que os cérebros das pessoas processam imagens de rostos e olhos de forma diferente. Isso provavelmente acontece porque achamos importante saber se estamos sendo observados”, afirma a principal autora do estudo, Melissa Bateson.

Para ela, “isso levanta a possibilidade de que as pessoas passem a se comportar de forma mais cooperativa e obediente se houver uma foto de olhos por perto. Isso funcionaria especialmente bem em situações em que as pessoas têm que decidir se vão se comportar bem ou mal.”

Fonte: [url=http://www.sciencedaily.com/releases/2006/06/060628091247.htm]www.sciencedaily.com[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter