RedePsi - Psicologia

Notícias

Obesidade, hipertensão e colesterol podem ser causas da demência

A obesidade, a hipertensão e um alto nível de colesterol aumentam as probabilidades do indivíduo de sofrer demência, segundo um estudo divulgado na última edição da revista “Lancet Neurology”.
A obesidade, a hipertensão e um alto nível de colesterol aumentam as probabilidades do indivíduo de sofrer demência, segundo um estudo divulgado na última edição da revista “Lancet Neurology”.
Os pesquisadores, dirigidos por Mia Kivipelto, do Centro de Pesquisas sobre a Velhice, do Instituto Karolinska, da Suécia, desenvolveram um método capaz de prever com base nesses fatores a probabilidade de uma pessoa de média idade contrair essa doença.

O teste calcula o risco mediante o nível de pressão sanguínea, o índice da massa corporal e os níveis de colesterol, além de levar em conta a idade da pessoa, sua educação, suas atividades físicas e fatores genéticos.

Os analistas analisaram esses fatores em 1.409 finlandeses de média idade, que foram novamente examinados depois de vinte anos para detectar sintomas de demência, como a doença de Alzheimer ou a demência de tipo vascular.

Os pesquisadores descobriram que, junto aos fatores de risco já conhecidos, como a idade ou um nível de educação baixo, outros fatores como a obesidade, a hipertensão e o colesterol podem influenciar.

O teste para prever o índice de probabilidade de uma pessoa um dia contrair a demência dá uma pontuação específica a cada um dos diferentes fatores e depois soma os pontos obtidos.

“Confiamos em que os médicos possam utilizar este sistema para identificar as pessoas com maiores probabilidades de desenvolver a demência”, explica a diretora do estudo.

Uma vez identificadas estas pessoas, elas podem ser aconselhadas a mudar seu estilo de vida ou podem ser medicadas com drogas para diminuir o peso ou a hipertensão, acrescenta Kivipelto.

Fonte: [url=http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/saude/2474001-2474500/2474421/2474421_1.xml ]ultimosegundo.ig.com.br[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter