RedePsi - Psicologia

Notícias

Mulher se iguala ao homem na felicidade, aponta pesquisa

Atenção, feministas! Enfim, homens e mulheres igualaram-se nas taxas de felicidade –ao menos as auto-proclamadas. Se, há dez anos, a taxa dos homens que se diziam “felizes” era de 69%, sete pontos percentuais a mais do que a das mulheres (62%), hoje, 75% das brasileiras se dizem “felizes”, contra 78% no caso dos brasileiros.
Atenção, feministas! Enfim, homens e mulheres igualaram-se nas taxas de felicidade –ao menos as auto-proclamadas. Se, há dez anos, a taxa dos homens que se diziam “felizes” era de 69%, sete pontos percentuais a mais do que a das mulheres (62%), hoje, 75% das brasileiras se dizem “felizes”, contra 78% no caso dos brasileiros.
É uma situação de empate técnico, já que a margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. “Gosto da vida, dos meus amigos. Fazer compras também deixa a gente feliz. É uma terapia”, diz a vendedora Juliana Aparecida Teixeira, 21.

“Me considero feliz. Sou independente, trabalho e pratico esportes”, diz Rosane Oliveira, 37, engenheira química. “Sou feliz. Vivo bons momentos, tenho uma família, saúde, amo meu cachorro, gosto de rir, tomar chope”, diz Letícia Bonacorso, 25, comerciante.

Segundo a psicóloga Rosely Sayão, é preciso “cuidado” na interpretação da pesquisa e das respostas das mulheres. “Existe atualmente uma cultura que praticamente tornou compulsório ser feliz”.

Rosely cita o sem-número de receitas da felicidade que podem ser lidas nas páginas de revistas femininas e em livros de auto-ajuda (também com foco no mulherio). “Parece que felicidade só depende de querer.”

“E, no entanto, o que mais vejo são mulheres que trabalham sentindo-se culpadas por não conseguir acompanhar 100% da vida dos filhos; ou que estão infelizes com o corpo ou com a idade; ou ainda mulheres que só se sentem realizadas na condição de consumidoras”, lembra Rosely. “É difícil acreditar na sinceridade de tantas declarações de felicidade”, diz ela, que se diz “mais ou menos feliz”: “Algumas vezes ao dia sou feliz, outras não.”

Entre a pesquisa de 1996 e a de 2006, há o fenômeno da massificação do uso das chamadas “drogas do bem-estar”, entre as quais se contam antidepressivos como o Prozac.

Segundo a psiquiatra Helena Maria Calil, da Universidade Federal de São Paulo, que se declara “mais ou menos feliz” (“Às vezes sou feliz, às vezes, não”), vende-se a ilusão de que antidepressivos como o Prozac sejam “drogas da felicidade”.

Embora usadas por homens e mulheres, sabe-se que são as últimas as maiores consumidoras de antidepressivos, hoje receitados tanto por médicos “de regime” –nutrólogos e endocrinologistas, entre outros– quanto por ginecologistas, além, é claro, dos próprios psiquiatras. Como sintoma da explosão medicamentosa, em 2001, foram vendidos no Brasil, 16 milhões de caixas do Prozac, 34% a mais do que em 1995.

Uma outra explosão aconteceu nesse período. “A explosão do Evangelho no Brasil é certamente uma explicação para o crescimento do índice de pessoas felizes” –neste caso, homens e mulheres. O diagnóstico é do pastor Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, 34, da Igreja Bola de Neve, uma dentre as centenas de denominações evangélicas existentes no país.

Entre o povo de Deus (como gostam de ser identificados os evangélicos pentecostais), o índice dos que se dizem “felizes” é de 83%. São sete pontos percentuais a mais do que o índice de “felizes” existente entre os católicos, os evangélicos não-pentecostais ou os espíritas, cada um com 76% de “felizes”. O povo sem-religião é o com menor índice de “felizes”: 67%, ou 16 pontos menos do que os evangélicos pentecostais.

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?”, diz um adesivo de carro muito popular entre os evangélicos. Segundo o pastor Rinaldo, o conceito de felicidade dos evangélicos é diferente –“é menos materialista”.

“Para nós, mais importante do que multas de trânsito, problemas conjugais ou desemprego, é estar em contato com Deus. Isso é a felicidade.” Essa felicidade viceja principalmente nas periferias das grandes cidades, onde 20% dos moradores já são evangélicos.

Fonte: [url=http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u125804.shtml]www.uol.com.br[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter