RedePsi - Psicologia

Notícias

Emagrecimento no idoso pode indicar Alzheimer

É sabido que existe uma perda de peso normalmente observada durante o envelhecimento.
É sabido que existe uma perda de peso normalmente observada durante o envelhecimento.
Para determinar a associação da perda de peso e o início da demência do tipo Alzheimer, pesquisadores da “Washington University School of Medicine,”s em St Louis, Estados Unidos, analisaram o ritmo da perda de peso durante seis anos, em 449 idosos de ambos os sexos. A pesquisa foi publicada na revista “Archives of Neurology,” de setembro de 2006.

Os indivíduos forneceram informação acerca de sua história médica pregressa, e foram avaliados em busca de sinais da doença de Alzheimer. Durante o período do estudo, 125 indivíduos evoluíram com quadro de demência de leve a média intensidade.

Os participantes que não desenvolveram demência perderam cerca de 300 g de peso por ano; entretanto, no grupo que desenvolveu a doença, a perda de peso dobrou, atingindo a quase 600 g por ano. De um modo geral, os participantes que eventualmente evoluíram com Alzheimer pesavam aproximadamente quatro quilos a menos, em média, no início do estudo, do que os participantes que não evoluíram com o quadro.

Os investigadores concluíram que o envelhecimento, associado ou não a quadros de demência, costuma evoluir com perda de peso corpóreo. Entretanto, a perda de peso, pode se acelerar antes do diagnóstico da doença de Alzheimer; segundo os pesquisadores, sendo talvez um dado indicativo indireto de que o individuo desenvolverá a doença..

Fonte: [url=http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=6569]www.bibliomed.com.br[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter