RedePsi - Psicologia

Artigos

Como a psicologia pode ajudar na escola

As crianças estão em constante evolução. Esta se dá através da relação dos pequenos com a família e com a escola. É através dos órgãos dos sentidos – visão, paladar, tato, olfato e audição – que a criança percebe e se relaciona com o mundo. É assim que ela age sobre o mundo; esta ação se transforma na medida em que ela controla e entende mais seu próprio corpo. Esse é o processo de aprendizagem, que leva a uma mudança do comportamento infantil para integrar cada vez mais a criança em seu meio social (lar e escola).

Quando a criança começa a estudar, ela já sabe falar. A fala é adquirida naturalmente, geralmente no ambiente familiar. A psicologia ajuda pais e filhos a compreenderem melhor de que forma as crianças adquirem conhecimento, de que forma interagem com seus colegas de classe durante as aulas e na hora do intervalo, e qual a importância destes fatores para o desenvolvimento infantil. A psicologia visa o desenvolvimento pleno da criança em sua relação com a família e com a escola.

A aprendizagem é um processo ativo em que a criança se relaciona com o que ela está aprendendo e assim vai descobrindo o mundo e construindo a sua própria identidade. Sendo assim, a psicologia pode ajudar pais e filhos a conhecerem melhor as estratégias de aprendizagem e os hábitos de estudo infantil. Isto ajuda a melhorar o aprendizado dos alunos, eliminando justamente as dificuldades de aprendizagem.

Dra. Rosemar Prota
Vila Mariana – SP (próximo ao metrô)
Cel. 9181-8231
e-mail: [email protected]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter