RedePsi - Psicologia

Artigos

Estágio? O que é isso?

Para o estudante, a oportunidade de estagiar em uma grande empresa representa a abertura de portas para o mercado de trabalho.

Mas, como funcionam esses estágios? Quem pode fazer? Quais as vantagens?

Para ajudar a esclarecer as dúvidas dos estudantes, trago aqui algumas informações.

O estágio oferece uma série de vantagens para o estudante, pois este adquire mais conhecimentos, amplia a sua rede de relacionamentos e adquire experiência prática. O estágio também proporciona ao jovem o desenvolvimento de senso crítico e de responsabilidade, além do amadurecimento pessoal e profissional.

Existem dois tipos de estágios: o curricular ou obrigatório que visa à complementação da formação do aluno e integra a grade curricular do curso. Alguns cursos como Psicologia e Farmácia, por exemplo, exigem esse tipo de estágio para que o aluno se forme.

A outra forma de estágio é o extracurricular ou não obrigatório que não faz parte da grade do curso e representa a grande maioria das ofertas do mercado. Nesse caso, o aluno deve buscar as vagas por conta própria, mas existem algumas instituições que supervisionam seu estágio e até mesmo contam como parte do currículo do curso.

Para estagiar, os estudantes devem estar regularmente matriculados em cursos superiores, ensino médio, profissionalizante ou de pós-graduação. As exceções ficam por conta dos cursos da área de saúde, como medicina e odontologia, além de jornalismo, que permite ao estudante atuar apenas na área de comunicação interna das empresas.

As organizações costumam contratar estagiários que estejam cursando a partir do 2º ano, até mesmo porque no 1º ano, na maioria dos cursos, o aluno tem pouco contato com a prática da profissão. Outro ponto importante é que o estudante deverá ter 16 anos ou mais, pois o trabalho antes dessa idade não é permitido no Brasil.

Pela lei, as empresas não são obrigadas a remunerar os estagiários. Estes recebem bolsa auxílio, que é uma ajuda de custo, cujo valor varia de empresa para empresa. Existem organizações que estipulam o valor da bolsa auxílio dependendo da carga horária que o estagiário cumpre e o ano que está cursando.

As empresas também não têm obrigatoriedade de assinar a carteira profissional do estagiário, pois não se trata de um contrato de trabalho e o mesmo não possui vínculo empregatício. Porém, algumas optam por colocar um carimbo nas páginas de Anotações Gerais da carteira dos estagiários contratados. É necessário, porém, que haja um contrato assinado pela empresa, instituição de ensino e pelo próprio estagiário.

Os benefícios a serem concedidos pelas empresas também não são obrigatórios, ficando a critério da empresa escolher quais serão pagos aos estagiários. A única obrigatoriedade prevista na legislação é a concessão de um seguro de acidentes pessoais.

Em relação à carga horária, a exigência é que não conflite com as atividades escolares e, no período de férias, o estagiário pode fazer um acordo com a empresa para alterar o horário de trabalho.

De maneira geral, os programas de estágio duram de 1 semestre a 2 anos e as empresas não são obrigadas a efetivar seus estagiários. É evidente que se o estagiário apresentou um bom desempenho e há uma vaga, a empresa pode efetivá-lo, tendo em vista que este já possui treinamento e conhece a cultura organizacional. Contratar um profissional que conheça a realidade da empresa é sempre interessante e diminui o tempo de busca no mercado de trabalho.

Enfim, estagiar vale a pena para agregar vivências práticas à experiência profissional, principalmente num mercado de trabalho tão competitivo como o atual.

É importante ressaltar também que atualização constante através de leituras, pesquisas e, principalmente, falar algum idioma são aspectos exigidos para qualquer profissional.

Para buscar uma vaga procure as consultorias especializadas na contratação de estagiários. Fique de olho também nos quadros de avisos de sua escola ou faculdade, pois grande parte das empresas divulga seus programas de estágio através desses canais.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter