RedePsi - Psicologia

Notícias

Cresce consumo de calmantes e estimulantes no País

Uso de estimulantes como anfetaminas duplicou entre 2001 e 2005, com predomínio das mulheres.
Uso de estimulantes como anfetaminas duplicou entre 2001 e 2005, com predomínio das mulheres.
O consumo de medicamentos estimulantes (anorexígenos) e calmantes (benzodiazepínicos) cresceu no País entre 2001 e 2005, segundo dados do Levantamento Domiciliar Sobre Uso de Drogas Psicotrópicas, feito pelo Ministério da Saúde. A pesquisa, divulgada hoje em Brasília, confirma o alerta dos especialistas sobre o perigo do consumo das drogas lícitas.

Os resultados se baseiam em entrevistas feitas com 7.939 pessoas de 12 a 65 anos em 108 cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes. Em 2001, 3,3% da população dizia já ter consumido algum tipo de medicamento benzodiazepínico. Esse número saltou para 5,6% em 2005.

A faixa etária a partir dos 35 anos apresentou as maiores porcentagens de uso. O levantamento detectou ainda que há um nítido predomínio de uso pelas mulheres em todas as faixas etárias.

As mulheres também lideram as estatísticas de consumo de estimulantes, uma tendência associada ao uso de medicamentos para perder peso. O Brasil é líder mundial no consumo de anfetaminas, estimulantes que podem ser usados como reguladores de apetite.

O consumo total de estimulantes passou de 1,5% em 2001 para 3,2% em 2005. Isso corresponde a 1,6 milhão de pessoas, principalmente mulheres – numa proporção de quase cinco mulheres para cada homem. A maior incidência entre elas, 5,6%, ocorre entre 25 e 34 anos.

O consumo brasileiro de estimulantes está no mesmo patamar de países como Espanha, Holanda, Suécia e Alemanha. Mas ainda fica atrás dos EUA, onde atinge 6,6% da população.

Para o secretário nacional antidrogas, Paulo Roberto Uchôa, o problema está na falta de informação. “Nós já havíamos notado isso quando fornecemos dados para o relatório da ONU, em 2005”, diz. Ele destaca a nova política antidrogas como um avanço na conscientização sobre esse perigo. “Antes, apenas as substâncias ilícitas eram consideradas drogas.”

Fonte: www.abpbrasil.org.br

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter