RedePsi - Psicologia

Notícias

Estímulo à obesidade

Estudo com cerca de 10 mil adolescentes destaca que abandonar café da manhã para comer na rua em lojas de fast food aumenta o risco de ganhar peso
Estudo com cerca de 10 mil adolescentes destaca que abandonar café da manhã para comer na rua em lojas de fast food aumenta o risco de ganhar peso
A noção tradicional de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia acaba de ganhar nova sustentação. Um novo estudo, feito nos Estados Unidos, investigou o costume cada vez mais comum entre adolescentes de não tomar o café da manhã e, depois, comer na rua, em lojas de fast-food.

De acordo com a pesquisa, publicada no Journal of Adolescent Health, o resultado direto dessa troca é um maior risco de ganhar peso. “Uma vez que a transição da adolescência para a vida adulta é uma fase com alto risco de se ganhar peso, nossa proposta foi investigar o papel do abandono do café da manhã e do consumo de fast-food”, disse a principal autora do estudo, Heather Niemeier, do The Miriam Hospital.

Os pesquisadores analisaram dados do Add Health, levantamento nacional feito com estudantes. A amostragem inclui 9.919 indivíduos e foi composta por dados colhidos em duas fases: a primeira de abril a agosto de 1996 e a segunda de agosto de 2001 a abril de 2002. Na primeira fase, os jovens tinham entre 11 e 21 anos. Na segunda, os mesmos estavam com idades entre 18 e 27 anos.

“Verificamos que tanto o consumo de fast-food quanto o abandono do café da manhã aumentaram significativamente entre os dois momentos. Mais importante: os dois comportamentos estiveram associados com aumento de peso no período”, disse Heather.

Durante o intervalo de cinco anos entre as duas fases, que representou a passagem da adolescência para a vida adulta, o número de participantes considerados acima do peso aumentou de 29% para 47%.

O consumo de fast-food subiu de 2 dias para 2,5 dias por semana. Na média, os entrevistados disseram tomar café da manhã de 4 a 5 vezes por semana durante a adolescência, mas apenas 3 vezes por semana ao se tornarem adultos.

Poucos nutrientes

De acordo com os pesquisadores, as mudanças podem ser explicadas por um aumento na independência e na responsabilidade pelo preparo das refeições vivida pelos adolescentes durante o período de transição.

“Fast-food representa uma refeição rápida, fácil e saborosa para os adolescentes. E à medida que entram na universidade ou começam a trabalhar, eles passam a considerar desnecessário o café da manhã. Entretanto, deixar de fazer essa primeira refeição pode levar a níveis mais elevados de fome durante o dia, aumentando as chances de comer demais ou de escolher alimentos mais pesados e que saciem o apetite rapidamente, mas que não necessariamente sejam mais nutritivos”, disse Heather.

Segundo os cientistas, o estudo destaca a importância de encorajar adolescentes a tomar café da manhã regularmente e a escolher alimentos mais saudáveis, limitando o consumo de fast-food.

O artigo Fast food consumption and breakfast skipping: Predictors of weight gain from adolescence to adulthood in a nationally representative sample, de Heather Niemeier e outros, pode ser lido por assinantes do no Journal of Adolescent Health em journals.elsevierhealth.com/periodicals/jah.

Fonte: [url=http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?data[id_materia_boletim]Agência FAPESP[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter