RedePsi - Psicologia

Notícias

Anestésico pode causar Alzheimer, diz pesquisa

Pesquisadores americanos investigam se um anestésico utilizado com freqüência em hospitais pode causar alterações no cérebro ligadas ao Mal de Alzheimer.
Pesquisadores americanos investigam se um anestésico utilizado com freqüência em hospitais pode causar alterações no cérebro ligadas ao Mal de Alzheimer.
Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira na publicação médica Journal of Neuroscience, os cientistas do Instituto Geral de Massachusetts para Doenças Neurodegenerativas recomendam cautela na aplicação do isoflurano em pessoas idosas.

Segundo eles, o anestésico poderia está ligado à morte de células cerebrais.

A doença de Alzheimer é uma doença cerebral progressiva, degenerativa e irreversível, caracterizada pela formação de placas constituídas de proteína amilóide-beta, que mata células cerebrais.

A equipe descobriu que o isoflurano aumenta a atividade de uma enzima chamada caspase, que por sua vez sua ajuda no desenvolvimento de amilóide-beta e colabora com o processo de matar células – chamado de apoptose.

‘Redução’ cerebral

“Nosso estudo demonstrou que o isoflurano pode levar a um ciclo vicioso de apoptose, geração de amilóide-beta e mais ciclos de apoptose”, disse o médico Zhogcong Xie, que liderou a pesquisa.

A chefe de pesquisas da Sociedade de Alzheimer da Grã-Bretanha, Susanne Sorensen, disse que cerca de 10% das pessoas que recebem anestesia para se submeter a uma cirurgia grande sofrem uma “redução” cerebral.

“Isto envolve problemas permanentes com a memória e a atenção, mas ainda não está claro se esta redução pode aumentar o risco de uma pessoa de desenvolver o Mal de Alzheimer”, explicou.

Os cientistas disseram que pacientes mais velhos, que já têm propensão a desenvolver degeneração cerebral, são mais suscetíveis aos efeitos. Outros estudos serão realizados para verificar se as observações também valem para pacientes mais jovens.

Fonte: [url=http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2007/02/070207_alzheimer_anestesiaaw.shtml]BBC Brasil[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter