RedePsi - Psicologia

Notícias

Amizade entre mulheres dura mais, diz estudo

Mulheres costumam formar amizades mais profundas e duradouras, de acordo com um estudo da Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha.
Mulheres costumam formar amizades mais profundas e duradouras, de acordo com um estudo da Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha.
O estudo analisou os dados de dez mil pessoas que participaram do British Household Panel Survey, um censo residencial que analisa mudanças sociais e econômicas de indivíduos na Grã-Bretanha.

A pesquisa foi baseada em informações colhidas entre 1992 e 2002, as mulheres tendem a manter os mesmos amigos ao longo da vida. Já os homens costumam basear as amizades no ato de beber socialmente e pensam mais nos benefícios que podem tirar de seus relacionamentos.
Diferenças

Segundo o coordenador da pesquisa, Gindo Tampubolon, os dados sobre a amizade feminina são duplamente significativos, pois as pessoas tendem a socializar com o mesmo sexo.

O estudo mostrou que apenas 25% das pessoas têm melhores amigos do sexo oposto. “A amizade entre mulheres parece ser fundamentalmente diferente da amizade entre homens.

É muito mais profunda e mais moral: é sobre a relação em si em vez de ser sobre o que você pode tirar da relação”, disse. Segundo o estudo, mulheres tendem a manter as amizades, apesar de mudanças geográficas ou sociais.

A pesquisa mostrou também que a classe média geralmente tem amigos de diferentes condições sociais, enquanto a classe trabalhadora costuma se relacionar com pessoas do mesmo círculo.

“As descobertas refletem nossa visão de que a amizade não é uma escolha. Nós temos contato com amigos, família, vizinhos e colegas de trabalho, que conseguimos ou não transformar em amizades”, disse Tampubolon.

Fonte: [url=http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1460558-EI1827,00.html]Terra[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter