RedePsi - Psicologia

Notícias

FAPEAM: bolsas de mestrado e doutorado

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou na sexta-feira (16/3) os resultados de quatro editais que concederão um total de 29 bolsas de doutorado e 43 de mestrado.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou na sexta-feira (16/3) os resultados de quatro editais que concederão um total de 29 bolsas de doutorado e 43 de mestrado.
Os valores das bolsas são de R$ 1.495 (doutorado) e 1.009 (mestrado). Entre os contemplados há estudantes que farão mestrado e doutorado em instituições de todas as regiões do país, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Os investimentos nos Programas de Recursos Humanos da Fapeam são da ordem de R$ 7,5 milhões. Além das bolsas de estudo pagas mensalmente, os contemplados também receberão auxílio para instalação no local de estudo, para confecção de dissertações e teses e passagens aéreas.

Os valores das bolsas de estudo da Fapeam estão entre os maiores pagos no Brasil por instituições de fomento à pesquisa. Além das bolsas, os programas da FAP do Amazonas permitem que os contemplados com vínculo empregatício mantenham seus vencimentos.

Para Odenildo Sena, diretor-presidente da Fapeam, os Programas de Recursos Humanos estão entre os mais importantes para o Estado, pois dão a oportunidade de qualificação profissional e acadêmica para os estudantes amazonenses.

“Resolvemos investir mais na qualificação de pessoal, o que vai representar aumento de qualidade no saber científico produzido no Estado. Isso, por sua vez, terá reflexos sociais e econômicos para o Estado do Amazonas”, disse.

Os resultados divulgados são referentes a quatro programas da Fapeam, cujos editais foram lançados em dezembro: Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para a Amazônia Brasileira (RH-Amazônia), Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH-Interiorização), Programa Jovem Pesquisador Amazônida (JPA) e Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados do Estado do Amazonas (RH-Posgrad – Fapeam/Capes). Os três primeiros são inéditos e desenvolvidos pela Fapeam.

Mais informações: www.fapeam.am.gov.br

Fonte: [url=http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?id=6875]Agência FAPESP[/url]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter