RedePsi - Psicologia

Notícias

Laticínios, frutas e vegetais podem ajudar fumantes a se livrar do cigarro

Leite, frutas e vegetais podem ajudar os fumantes a se livrar do cigarro, segundo pesquisa realizada por cientistas do Centro Médico da Universidade Duke, nos Estados Unidos.
Leite, frutas e vegetais podem ajudar os fumantes a se livrar do cigarro, segundo pesquisa realizada por cientistas do Centro Médico da Universidade Duke, nos Estados Unidos.

De acordo com o estudo, fumantes relataram que laticínios, frutas, vegetais e água ajudaram a piorar o gosto dos cigarros, enquanto álcool, café e carne melhoraram o sabor. Para os autores do trabalho, a descoberta poderá indicar caminhos para o desenvolvimento de dietas contra o tabagismo, ou de soluções do tipo goma de mascar, que torne cigarros menos palatáveis.

O estudo, apoiado pelo Instituto Nacional sobre o Abuso de Drogas, dos Estados Unidos, será publicado na edição de abril da revista Nicotine and Tobacco Research.

O coordenador da pesquisa, Joseph McClernon, que é professor de psiquiatria médica da Universidade Duke, afirmou que algumas modificações na dieta podem tornar um pouco mais fácil a tarefa de parar de fumar. “Consumir itens que piorem o gosto do cigarro, como um cubo de leite congelado, pode ajudar significativamente”, disse.

Na pesquisa, 209 fumantes enumeraram itens que pioram ou melhoram o gosto de cigarros. Laticínios – principalmente leite e queijo – foram citados por 19% dos indivíduos como itens que pioram o gosto. Bebidas sem cafeína, como água ou suco de frutas, foram citadas por 14%, enquanto 16% indicaram frutas e vegetais.

As bebidas alcoólicas melhoraram o gosto dos cigarros para 44% dos fumantes. As bebidas com cafeína – chá, refrigerantes de cola e café – foram mencionadas por 45%. A carne foi apontada por 11%.

Os indivíduos que fumam cigarros mentolados reportaram com menos freqüência a associação de alimentos e bebidas com a alteração do gosto de cigarros. O fato sugere, de acordo com os cientistas, que o mentol esconde o gosto desagradável induzido por itens consumidos com os cigarros.

Os pesquisadores buscam agora formas para a utilização de acetato de prata, conhecido por alterar o gosto dos cigarros, para ajudar fumantes a deixar o hábito. O aditivo poderia ser consumido em forma de gomas de mascar ou de pastilhas como parte do tratamento para abandonar o tabagismo.

“Todo tratamento exige força de vontade. Essas soluções serão apenas auxiliares, mas não funcionarão sozinhas. Elas poderão tornar o cigarro desagradável, mas, se a pessoa não tiver vontade de parar, vai começar a fumar novamente”, disse McClernon.

Fonte: Agência FAPESP

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter