RedePsi - Psicologia

Notícias

Unicef: Meio milhão de bebês nasceram com HIV em 2006

Mais de 500 mil crianças nasceram com o HIV, o vírus causador da Aids, no ano passado, segundo relatório do Fundo da ONU para a Infância (Unicef)
Mais de 500 mil crianças nasceram com o HIV, o vírus causador da Aids, no ano passado, segundo relatório do Fundo da ONU para a Infância (Unicef)

O documento ressalta que essas infecções poderiam ter sido facilmente evitadas, e pede mais apoio e remédios para gestantes nos países em desenvolvimento.

"Nos países ricos, praticamente todos os bebês que nascem de mães soropositivas está bem", disse Anita Tiessen, do Unicef. "Mas isso não ocorre nos países pobres. Acaba sendo uma sentença de morte para esses bebês."

Segundo a entidade, sem tratamento preventivo, cerca de 25% dos bebês nascidos de mães portadoras do HIV também contrairão o vírus.

Mas se a gestante receber medicamentos antiretrovirais, e alguns cuidados adicionais forem tomados no parto e no aleitamento, o risco de infecção cai para menos de 2%.

Brasil

Segundo o Unicef, o custo dos remédios não é alto, mas nove em cada dez mulheres soropositivas em países em desenvolvimento não têm acesso a eles durante a gravidez.

No Brasil, onde o tratamento com antiretrovirais é gratuito, a taxa de transmissão do HIV de mãe para filho caiu em 51,5% entre 1996 e 2005, quando 530 casos foram registrados, segundo dados do Programa Nacional DST/Aids de novembro passado.

A tendência mundial também é de queda.

O número de bebês nascidos com o vírus foi de pouco mais de 500 mil, em 2006, mas isso representa quase 200 mil casos a menos que no ano anterior.

Segundo o Unicef, um bebê que nasce com o HIV tem poucas chances de sobreviver. Cerca de metade morre antes de completar dois anos de idade.

Fonte: BBC Brasil

 

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter