RedePsi - Psicologia

Colunistas

O que é Fonoaudiologia?

Pretendemos abordar nesta coluna, assuntos relativos à Fonoaudiologia, uma profissão ainda desconhecida para muitos.Pretendemos abordar nesta coluna, assuntos relativos à Fonoaudiologia.

A Fonoaudiologia é regulamentada como profissão pela Lei 6965 de 09.12.1981 e o fonoaudiólogo é o profissional com graduação plena em Fonoaudiologia que atua em pesquisa, prevenção , avaliação e terapia fonoaudiológica na área de comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões de fala e da voz.

As quatro áreas de especialidades são:

Audiologia – por meio da audição é que adquirimos, normalmente, a comunicação oral. Doenças na gestação, infeccções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposição a ruídos intensos e outros podem causar alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do individuo. Nessa especialidade é feita indicação e adaptação de aparelhos de surdez, bem como a reabilitação de deficiente auditivo (surdez)


Linguagem
– É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento inicia-se na infância até a idade adulta. Pessoas com problema na comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional. Dificuldades de fala como gagueira, troca de letras, problemas neurológicos como AVE(Acidente Vascular Encefálico-derrame), mal de Parkinson, que causam dificuldades de fala ou compreensão, são especificos dessa área.

Motricidade Oro-Facial– Nesta especialidade, o fonoaudiólogo, habilita/reabilita funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala; propiciando melhores condições de vida e comunicação. Dificuldades de mastigação, deglutição, respiração (ronco noturno, respirador bucal), bem como orientação familiar sobre o uso prolongado de chupeta, mamadeira e outros hábitos orais inadequados.


Voz–
A voz representa a identidade do indivíduo, pois expressa seus sentimentos. É produzida pelas pregas vocais e quando estas não funcionam adequadamente a voz é alterada podendo ficar rouca, abafada, soprosa, comprometendo o trabalho e a vida pessoal. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas de voz falada (disfonias) cantada (disodias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais.

O fonoaudiólogo pode ser procurado não somente para tratar problema de saúde/educação como para aperfeiçoar padrões de fala, dicção e voz, como é o caso de cantores, atores, religiosos, jornalistas, políticos, profissionais de telemarketing, professores, etc.

Em outros momentos estaremos direcionando nossa coluna para assuntos mais específicos.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter