RedePsi - Psicologia

Uma análise comportamental do desempenho de alunos do ensino médio em solução de problemas matemáticos

Deise Ap. Peralta Sparvoli*, Prof. Dr. Jair Lopes Júnior, Maria Lídia de Aquino Yoshida, Maria Isabel Lima Hamud
Faculdade de Ciências/UNESP/Bauru

O presente estudo, que é uma parte de uma pesquisa maior sobre o desempenho de alunos da escola básica em solução de problemas, teve como objetivo investigar: 1- O desempenho dos participantes em solução de problemas cujos enunciados apresentavam dados supérfluos; 2- Analisar relações entre as notas dos participantes e a estratégia utilizada; 3- Analisar relações entre as notas dos participantes e as dificuldades encontradas na solução de problemas. Foram participantes alunos distribuídos nas 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. O instrumento para a coleta de dados foi constituído de uma prova matemática contendo dez problemas cujos enunciados apresentavam dados supérfluos. A análise dos dados mostrou que: 1) alunos com maiores notas em tarefas de solução de problemas evidenciaram a discriminação entre informações relevantes e informações supérfluas, enquanto que os alunos com menores notas utilizaram dados supérfluos na solução, como evidência de um responder não discriminado; 2) os alunos, indistintamente, adotaram, como estratégia de solução de problemas, a tentativa e erro; 3) as notas médias obtidas pelos alunos participantes foram baixas. Os resultados das análises efetuadas neste estudo apontam a insuficiência da discriminação entre informações necessárias e informações supérfluas. Múltiplas topografias de controle de estímulo possivelmente manifestadas na solução de problemas mostram-se funcionalmente relacionadas com deficiências nos procedimentos adotado no ensino de conteúdos curriculares, mais especificamente, nesse caso, relacionados ao ensino de estratégias de solução de problemas matemáticos. Garantir condições que possam permitir ao professor relacionar com maior precisão as relações de controle de estímulo e as práticas de ensino e de avaliação, constitui-se em produto das análises efetuadas com implicações para programas de formação inicial e continuada de professores.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter