RedePsi - Psicologia

Reabilitação Psicossocial Em Saúde Mental Nos Serviços Substitutivos E O Analista Do Comportamento

Gabriela Gonzales Mezzacappa; Lucas do Carmo Lima; Dorival Pereira dos Santos Junior. Universidade Federal de São Carlos Maria de Jesus Dutra dos Reis Universidade Federal de São Carlos

Hoje, no Brasil, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), cujos princípios remontam à Reforma Psiquiátrica, está consolidado como o serviço de referência em saúde mental no SUS. Igualmente consolidada está a Análise do Comportamento, abordagem psicológica que trabalha com o comportamento humano observável, mensurável e modificável, no cenário da Psicologia brasileira. Para subsidiar uma intervenção psicossocial em saúde mental baseada na Análise do Comportamento, é necessário que os diversos transtornos psicológicos possam ser, ao invés de descritos em termos de sintomas como ocorre no Catálogo Internacional de Doenças (CID-10), explicados em termos comportamentais, ou seja, é necessário que se encontrem as relações entre os eventos ambientais que antecedem as ações do indivíduo e as conseqüências destas. Com esse propósito, foi realizada uma transposição das descrições constantes no CID-10 sobre as psicopatologias mais comuns num CAPS, visando realizar uma análise funcional delas, de modo que uma possível explicação comportamental seja encontrada e viabilize, então, a aplicação da Análise do Comportamento.

Para tanto, foram abordados depressão, esquizofrenia e transtorno do pânico. A partir dessa transposição, tornou-se possível propor o tratamento para essas patologias em termos do funcionamento de um CAPS e da análise funcional do comportamento, indicando as diretrizes gerais da intervenção do analista do comportamento, ressaltando a necessidade constante de um processo de intervenção caso-a-caso, adaptado às necessidades de cada paciente. Finalmente, pondera-se que a atuação interdisciplinar é o modelo de intervenção previsto para a estrutura dos serviços, por permitir uma visão ampliada do sujeito; e, para total inserção no CAPS, o analista do comportamento deve adaptar-se a esse contexto.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter