RedePsi - Psicologia

Notícias

Especialistas alertam que consumo de maconha aumenta risco de surto psicótico

O consumo prolongado de maconha chega a triplicar o risco de o usuário sofrer surtos psicóticos, especialmente entre os que começam a consumir a droga desde cedo.
O consumo prolongado de maconha chega a triplicar o risco de o usuário sofrer surtos psicóticos, especialmente entre os que começam a consumir a droga desde cedo.
Além disso, o uso continuado aumenta as possibilidades de os consumidores terem outros transtornos psiquiátricos e afetivos, como depressão, ansiedade e apatia.

Estas são as conclusões de vários especialistas espanhóis após uma pesquisa sobre a maconha e as conseqüências de seu consumo na saúde mental reunidas no livro "Aspectos Psiquiátricos del Consumo del Cannabis", que foram discutidas esta manhã em um encontro organizado pela Agência Antidrogas de Madri.

Entre os possíveis fatores que influenciam no aparecimento de surtos psicóticos estão a dose consumida da droga, a idade e a predisposição genética.

Os diferentes trabalhos expostos identificaram doses altas e o consumo desde o começo da adolescência como os fatores que contribuem para uma maior probabilidade de surtos psicóticos na idade adulta.

A médica Enriqueta Ochoa, pertencente ao departamento de Psiquiatria do Hospital Ramón y Cajal, em Madri, disse que a conduta violenta de adolescentes usuários é uma das causas que incentiva os pais a recorrerem a algum centro de tratamento.

O catedrático de bioquímica da Universidade Complutense de Madri, José Antonio Ramos, ressaltou que os índices de consumo entre os mais jovens e a freqüência de uso estão crescendo, e disse que se deve abandonar a idéia de que a maconha é uma droga leve.

"A maconha não é uma droga nem leve, nem pesada, porque depende da vulnerabilidade genética do consumidor", acrescentou Ramos, que enumerou alguns dos transtornos psiquiátricos mais freqüentes entre usuários, como ansiedade, pânico e depressão.

Fonte: BOL Notícias

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter