RedePsi - Psicologia

Artigos

Repertório Homeopático do Dr. Adalberto Tripicchio – parte II (P – T)

  Sociedade  Hahnemanniana  Brasileira de  Homeopatia

34. Phosphorus (fósforo branco)

  • quatro pontos da constituição de Phosphorus: 1. pessoas altas, delgadas, de constituição sanguínea, de pele delicada, cabelo ruivo ou vermelho, percepção rápida e natureza sensível; 2. enfermos altos, delgados, tísicos; 3. mulheres altas delgadas, com tendência a encurvar-se; 4. pessoas débeis e nervosas, que gostam de ser magnetizadas;
  • oito sintomas característicos: 1. degeneração gordurosa dos tecidos; 2. cárie dos ossos; 3. terror do esforço mental; 4. diarréia sem dor, que exaure e prostra as forças; 5. opressão do peito; 6. febre adinâmica lenta, com ausência de sede; 7. dor ardente na região dorsal da espinha; 8. tropeços ao caminhar e tremor das pernas.
  • ardor nas mãos (Sulphur nos pés); vertigens e surdez dos velhos.

fraqueza com irritabilidade; sono agitado; mania lasciva; desejo sexual constante e imperioso nos homens e mulheres; neurastenia pós-influenza; vertigem; arteriosclerose; paralisia flácida.

Eneagrama tipo III: A VAIDADE, A INAUTENTICIDADE E A ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO – seduz através do seu jeito atraente e cintilante, chamando a atenção; tanto homem como mulher são elegantes, encantadores e refinados, de pele clara, como porcelana; emocionalmente é solidário, receptivo e sensível à freqüência da vibração do outro; muito comunicativo e extremamente prestativo; é gregário e muito sensível e impressionável, sentimentos desagradáveis podem deixá-lo fisicamente doente, com problemas digestivos, cefaléias ou palpitações; vaidoso e narcisista, considera-se mais refinado, intuitivo, divertido, talentoso e espiritual do que os outros; pode ficar fascinado por si mesmo; domina mas sem agressividade e de maneira sutil; gostar de si mesmo é até certo ponto  saudável mas pode haver um exagero autolimitante; é como um animador que precisa da platéia.

Sentido de vida (MCB): Exaltação do sentido de fraternidade. imagina-se dividido em vários pedaços e que não pode juntar apropriadamente os fragmentos. Grande ansiedade e irritabilidade quando está só. Enquanto cochilava e ao despertar acreditava-se em uma ilha distante. Medo horrível ao anoitecer, como se uma face horrorosa o estivesse olhando de cada canto. Podia esperar essas aparições por horas, queixando-se que não o deixariam dormir. O mundo lhe parecia terrível; somente o pranto podia aliviá-lo, em seguida, apatia e indiferença total. Reaparecia freqüentemente um estado de apreensão, no qual se sentia como assombrado por algo. Tão logo como a escuridão da noite começava a envolver a terra, a paz era perturbada pelas visões e pensamentos mais temíveis. Sensação de terror, como se fosse passar por cima uma locomotiva. Ao adormecer sonha imediatamente coisas terroríficas que o fazem despertar. Irritabilidade mental e física, prostrado pela mínima impressão desagradável.

5 a 200  500 1000. Sobretudo C30 poucas doses/dia.

Incomp.: Rhus tox., Apis, Caust. Compl.: Arsenic., Allium, Carbo veget. Dur.: 40 dias.

35. Platina

36. Pulsatilla vulgaris (anêmona dos prados)

mulher clara, loura, caprichosa mas dócil e submissa, agitada, triste, chorosa, piora com calor e melhora com frio; homens com irritabilidade (= Nux vom.); insônia do 1º sono; ansiedade com impulso suicida.

  • mulheres de gênio bondoso e complacente, mas disposto às lágrimas e lamentações.

Eneagrama tipo II: O ORGULHO E A PERSONALIDADE HISTRIÔNICA – o tipo é encontrado especialmente em mulheres delicadas e graciosas, com físico que perde ou ganha peso com facilidade e a gordura é arredondada e não flácida ou sem forma como em Calcarea carbonica; 5 característicasbásicas:1.suavidade: gosta de ser mimada, compra (seduz) com seu afeto os mimos; 2. a dependência : manifesta-se no adulto que não amadurece como desamparo e infantilidade; é atraente aos homens, extremamente feminina, lisonjeia o ego do outro,  na sua dependência procura cada vez mais apoio até que os outros sentem que lhe são prisioneiros; 3. a sociabilidade: é uma qualidade positiva; 4. a flexibilidade: pode ser construtiva, ou negativa quando se torna indecisa em qualquer simples escolha; 5. a emotividade: é a mais próxima do tipo II, marcada pela labilidade, pena de si mesma, sentimentalismo, é o cata-vento dos remédios, vai para onde o vento for; chegam a ser excêntricas e caprichosas; é dominada pela sensibilidade e não-intelectualidade; não está interessada em fatos, estatísticas, idéias eruditas ou teorias, lida melhor com o simples cotidiano, que, emotivamente, interpreta unicamente ao modo que tem em mente.

Sentido de vida (MCB): Desperta freqüentemente por sonhos aterradores, por exemplo, que está caindo. À noite desperta-se atemorizado e confuso; não reconhece onde está e não pode comunicar-se adequadamente. Sente que sua cabeça está tão quieta e tudo ao seu redor tão vazio, como se estivesse só na casa e no mundo, como se tudo ao seu redor não lhe dissesse respeito e ela não pertencesse a ninguém; não deseja falar com ninguém. Pela manhã, não pode pensar em suas tarefas sem inquietar-se, pesarosamente. Ao ouvir uma notícia desagradável, ele se aflige com tristeza e desalento. Pesaroso, melancólico, cheio de preocupações. Ânimo silencioso, inclinado à expiação silenciosa, com submissão. O paciente deseja ser consolado. Inquieto e volúvel; tende facilmente a chorar ou a rir; sente-se bem uma hora, miserável na seguinte. Extremamente caprichoso, mal-humorado com tudo, inclusive consigo mesmo.

3 a 30 100 200 500 1000 10 000.

agravações: à tarde, ao cair da noite, pelos alimentos gordurosos.

melhorias: ao ar livre, quarto fresco, ar frio, comidas frias, bebidas frias, aplicações frias.

Incomp.: Sulphur, Staphisagria. Compl.: Lycop., Sulph. acid., Allium cepa, Silicea, Kali sulph., Stan., Kali muriat. Dur.: 40 dias.

37. Rhus toxicodendron (sumagre venenoso)

trio da agitação: Aconitum, Arsenicum e Rhus.

estupor com delírio calmo, regular e persistente; agrava com frio.

  • assim como com a Bryonia a agravação se dá pelo movimento, aqui com Rhus é exatamente o contrário: melhoram com o movimento e agravam pelo repouso.
  • triângulo vermelho na ponta da língua.

3 a 30 100 200 500 1000 10 000.

Antíd.: Acon., Bell., Bryon., Lach., Sulph., Sepia. Compl.: Bryon?, Calc. Dur.1-7 d.

38. Sepia officinalis (tinta de siba)

 mulher de cabelos pretos, face amarelada, alta, magra, delicada, triste, lacrimosa, ansiosa (= Pulsatilla) porém irritável, colérica, má, fria, indiferente; fadiga.

  • mulher muito débil, um simples passeio, mesmo curto, causa-lhe fadiga; queixas ginecológicas; bexiga irritável: escape de urina; obstipação; língua suja; manchas amarelas (nada a ver com icterícia); cefaléia começa pela manhã e vai aumentando, melhora com o sono ou pelo movimento violento.

Eneagrama Tipo VI: A COVARDIA, O CARÁTER PARANÓICO E A ACUSAÇÃO – com uma desconfiança tímida que se esconde atrás da indefinição e de um comportamento evasivo, correspondendo à personalidade esquiva no DSM III e ao nosso subtipo autopreservação; mulher sob a sensação do dever e da culpa, lutando e nunca deixando para trás, como faria Lycopodium.

Sentido de vida (MCB): Sonho terrorífico, a respeito de estar caindo de uma alta montanha. Sonhos ansiosos, nos quais o seu corpo está deformado. Ele jazia no mais profundo abatimento, como num sonho no qual disputava com um espírito; tão logo despertou disso caiu em um segundo desmaio, com um sonho acerca de estar perdido num bosque. Terror de ficar sozinho. Sem um adequado sentido de vida, grande indiferença por tudo. Melancolia, sente-se infeliz, azarada, sem razão. Era capaz de chorar sem motivo, por desagrado por todas as coisas. Desgostava-se por qualquer trivialidade. Por um desgosto está tão excitada, que tem medo de ter um ataque por derrame, tudo se torna negro diante de seus olhos. Grande irritabilidade nervosa, com tristeza, desalento e desconcentração; tudo lhe parece estranho; o menor exercício lhe parece um grande esforço; parece-lhe que não consegue entender nada e que tem de aprender novamente tudo o que deseja fazer; grande indiferença por tudo, a morte de um parente ou algum acontecimento feliz lhe afeta do mesmo modo. Resolve agir contra sua intenção e por este motivo está em conflito consigo mesmo e daí com humor desagradável e inquieto. Ansiedade com medo, ondas de calor na face, a respeito de males reais ou imaginários. 

5 a 200 500 1000  10 000.

Incomp.: Lachesis, Pulsatilla, Psorinum, Bryonia. Compl.: Nux, Nat. mur., Sabadilla. Dur.: 40 a 60 dias.

39. Silicea (sílica)

esgotamento nervoso; foge de exercício mental ou físico; precisa excitar-se para trabalhar; neurastenia; cefaléia crônica, parte da nuca e dirige-se ao vértex, acabando por se localizar num dos olhos, principalmente no D; fotofobia; esclerose cerebral e medular; nevralgias; intolerância ao álcool.

  • irritável, com tendência ao desfalecimento e com desgosto pela vida, timidez.
  • Silicea é o crônico de Pulsatilla.
  • falta-lhe energia para resistir às influências depressivas do ambiente; falta-lhe o calor vital e está sempre friorento, mesmo fazendo exercício.

Eneagrama tipo V: A AVAREZA E O DESAPEGO PATOLÓGICO – inflexibilidade  e obstinação; não é agressivo ou argumentador, sorri, permanece agradável e maleável, mas age como melhor lhe convém; rigidez de pontos de vista; mantém-se estável intelectualmente e concentrado porém carece de vitalidade e  gasta uma enorme energia neste processo (comparação com o talo do trigo, delicado por dentro e com rígido revestimento externo; um ratinho que mantém ferozmente a integridade de seu pequeno território.

Sentido de vida (MCB): Escrúpulos (remorsos) de consciência por insignificâncias. A menor advertência lhe faz chorar. Falta de firmeza (inconstância, falta de segurança) e confusão em suas ações. Falta de coragem. Sente ansiedade e contrariedade por mínimas coisas, devido a uma grande debilidade nervosa. Superansioso por si mesmo; deprimido; chora todas as noites. Está distraído, sente sempre como se sua mente estivesse em dois locais ao mesmo tempo. Ele vê de um modo vívido, regiões distantes que ele jamais havia visto antes, em um tipo de sonambulismo e também objetos que ele desejava. Vários sonhos de viagens distantes. Ele sonha e devaneia muito durante à noite; levanta-se à miúdo e caminha ao redor do quarto, sem saber onde está.

3 a 200 500 1000 10 000. Sobretudo C30.

Incomp.: Mercurius. Compl.: Calc., Puls., Thuya. Dur.: 40 a 60 dias.

40. Staphysagria pediculares (parparrás ou erva piolheira)

depressão apática; hipersensibilidade psíquica; rancores; obsessão por sexo; distúrbios de caráter; maus efeitos de injúrias; ofende-se por pouco; face pálida com olheiras; hipocondria; grande fome mesmo com estômago cheio; sonolência diurna.

D3 a 30 100 200 500 1000.

Incomp.: Ranunculus bulbosus.

41. Stramonium  (estramônio; Datura stramonium)

trio do delírio: Belladona, Hyosciamus e Stramonium.

simpaticotônico; delírio agudo chegando ao furor; com terror; alucinações aterradoras; convulsões; verborréia; fala tolices; tem caprichos extravagantes; medo de escuro e de estar só; mania religiosa; complicações cerebrais da epilepsia; vertigem no escuro; medo de água; gagueira; pouca dor!

3 a 30 60 100 200 500 1000 10 000.

Incomp.: Coffea. Seguem-lhe bem: Acon., Bell., Bryon., Hyosc., Nux.

42. Sulphur  (enxofre)

cronicidade; antídoto geral à centrífugo; alcoolismo; com sensação de calor: tudo em Sulphur é quente; impressionável; sono agitado; pesadelos; despertar precoce; incômodo dos pés quentes; muita sede.

  • dez características em Sulphur: 1. hábitos de desasseio; 2. aversão à água e ao banho; 3. sensação de vácuo no estômago às 11 h; 4. sono leve; 5. calor no alto da cabeça e ardor nas palmas das mãos e dos pés; 6. reação deficiente ainda depois dos remédios mais adequados; 7. andar inclinado; 8. bebe muito e come pouco; 9. diarréia matinal obrigando o doente a levantar-se da cama; 10. grande agravação noturna.
  • sintomas mentais variadíssimos: irritável, murmura, queixa-se de tudo, é egoísta e ingrato; mania filosófica; estudante de coisas estranhas e sem base; delírio metafísico; cogita sobre problemas que não têm solução; melancolia religiosa; dureza e confusão de espírito; sente-se feliz e orgulhoso por coisas fúteis; julga-se na posse de coisas belas e preciosas; os próprios andrajos lhe parecem belos.

Eneagrama tipo V: A AVAREZA E O DESAPEGO PATOLÓGICO – egoísmo e insensibilidade, não existe gratidão, materialista que protege com ardor suas posses, colecionador, na bagunça de sua mesa acha o papel que quiser, perdido em pensamentos intelectuais ou espirituais, contraditoriamente avarento, inclinação mental erudita ou filosófica, é o "filósofo maltrapilho". Ver Sílica.

Sentido de vida (MCB): Sonho aterrador com estar caindo de uma altura. Profunda melancolia, considera-se sem honra (pleno de ignomínia), fala de morrer, sua vida está insuportável. Comumente, durante o dia, tem ataques que duram vários minutos nos quais se sente completamente desgraçada, sem motivo, com melancolia, deseja morrer. Demasiado preguiçoso para levantar-se e demasiado infeliz para viver. Estado inconsolável no que concerne a cada ação de si mesma que ela considera equivocada. Grande desalento; sente-se inferior a todos; não pode decidir nada; desatento; incapaz  de trabalhar; não entende nada do que lê; repugnância que chega até à náusea pelos cheiros de seu próprio corpo. Mal-humorada, desgostosa consigo mesma, tudo a põe impaciente. Tristeza sem motivo; sem valor. Humor excitável, irrita-se facilmente mas rapidamente se arrepende. Coisas indiferentes e coisas como as que ocorrem naturalmente na vida, estão em sua mente acompanhadas de idéias molestas e mortificantes de seu passado, que se conectam continuamente com desgostos recentes dos quais não pode livrar-se. Isso está acompanhado por uma determinação (firmeza) mental, pronta para grandes resoluções. 

3 6 12 30 100 200 500 1000 10 000.

Incomp.: Sulph. segue Lycop. mas Lycop. não segue Sulph. Compl.: Acon., Ars., Aloe, Nux. Dur.: 40 a 60 dias.

43. Thuya  occidentalis

  • apressado e impaciente; fala rapidamente; tem movimentos rápidos; excita-se, irrita-se, põe-se em cólera por qualquer coisa; a música sensibiliza-o e o faz chorar e tremer; doença mental que se julga substância frágil, quebradiça e não permite que dele se aproximem para não quebrar-se, ou, pensa que seu corpo e alma estão separados ou que tem um estranho ao lado de si; outros sentem um corpo estranho no abdômen como um ser vivo, um animal; vertigem ao fechar os olhos.

dose: D1 a C30.

                                          
VÍCIO DE CONSTITUIÇÃO = MIASMA CRÔNICO = DIÁTESE = TEMPERAMENTO MÓRBIDO


Thuya
 à constituição herpética ou sicótica: verrugas, condilomas, pólipos, eczema, erupções herpéticas, excrescências mucosas e cutâneas;

Sulphur  à constituição artrítica ou psórica: gota, reumatismo, diabete, obesidade, litíases, asma, dispepsias rebeldes, hemorróidas, arteriosclerose, aneurisma, esterilidade;

Mercurius  à constituição escrofulítica ou sifilítico-tuberculosa: inflamações crônicas, principalmente das mucosas e dos gânglios linfáticos.

"OBS.: A DIÁTESE PSICONEUROPÁTICA INCLUI-SE NA PSORA."                                   

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter