RedePsi - Psicologia

Dicionário

BERKLEY, Henry-Johns (1860-1940)

Nascido a 17 de julho de 1860 em BaItimore, Berkley se diplomou pela Universidade de Maryland em 1881, antes de passar vários anos na Europa, dos quais dois em Viena.

Obteria um doutorado em ciências, em 1904, na Áustria. Voltando a Baltimore em 1888, exerceu primeiramente a clínica particular, sendo depois assistente de psiquiatria na Uni­versidade John-Hopkins em 1896. Nomea­do professor de psiquiatria dois anos mais tarde, terminaria a sua carreira em abril de 1960, com o título de professor emérito.

Berkley foi autor de um volumoso "Trata­do das doenças mentais", editado em 1900, e destinado aos clínicos. Um artigo seu, sobre as vantagens da ablação da tiróide no trata­mento da catatonia, publicado em 1909 no American Journal of Insanity, lhe valeria uma celebridade efêmera. Na mesma época, Ungaro em Turim propunha o tratamento da "loucura moral" pelo mesmo método.

Apreciador de alpinismo e de história, colecionador, reuniu a mais importante cole­ção particular de retratos gravados de George Washington. Faleceu a 5 de abril de 1940 em sua cidade natal, onde se desenrolou toda a sua carreira.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter