RedePsi - Psicologia

Dicionário

Calcarea carbonica (ostrearum)

constituição gorda à obesidade; pele esbranquiçada; apatia, princ. crianças; lentidão e preguiça; extremidades frias; dorme à tarde e insônia à noite; fraqueza para qualquer esforço intelectual; pessoa sem energia, melancólica, triste, deprimida, com vontade de chorar, medo de ficar louco, preocupação com detalhes sem importância, visões, parece que está sendo seguido.

Eneagrama tipo IX: A INÉRCIA ESPIRITUAL E A DISPOSIÇÃO EXCESSIVAMENTE AJUSTADA – a indolência, ou  inércia,  é uma característica-chave; o carbonato de cálcio é extraído da camada intermediária da concha da ostra – molusco – a qual está relacionada com o tipo humano: "Primeiro o animal – frio, pálido, úmido, flácido e inativo. Segundo a concha – grossa, impenetrável, fixada a uma pedra, protegendo a criatura completamente indefesa de dentro dela. Terceiro – no interior desta criatura cresce uma pérola de beleza polida e delicada,  nascida através da constante calcificação ao redor de um irritante grão de areia." É muito complacente e resignado tornando-se inativo; ausência de ambição, energia, vigor e determinação; foge da competição necessária; "preguiça mental"; poderá ser o oposto de maneira insensata e exagerada!

Sentido de vida (MCB): Sonho aterrador  em relação a estar caindo ou de ser derrubado. À noite sente angústia, como se estivesse ou fosse tornar-se insano, e uma sensação no corpo, como se estivesse aniquilada, rompida em pedaços. Pesaroso, quase até às lágrimas, ocupado com preocupação pelo presente (e pelo futuro). Ansioso por qualquer trivialidade e inclinado ao choro. Medo excitado pelo relato de crueldades. Coisas horríveis lhe aparecem à noite, as quais não pode evitar. Tão logo fecha os olhos à noite, lhe aparecem visões fantásticas em sua imaginação. Insônia inquieta, à noite na cama, pleno de visões fantásticas horríveis. Inquietude ansiosa e atividade febril; ela sempre deseja fazer muitas coisas, e não chega a nada; depois deste afinco, sente-se relaxada. Falta de determinação, e assim, de consciência de poder. A solidão é um peso para ele, com frio nas mãos e nos pés. Desejos de ir-se para sua casa. Grande desejo de ser "magnetizado".

5 a 30 200 500 1000 10 000.

Lateral. D; agrava: frio, trabalho intelectual e físico; melhora: tempo seco.

Incomp.: Baryta carb. e Sulphur não devem lhe seguir; Kali bichromicum e Nit. acid. não lhe devem preceder. Compl.: Bell., Rhus. Dur.: 60 dias. 

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter