Foi no Danúbio, a bordo de um barco, que Moreno veio ao mundo, mas seu nascimento seria registrado em Bucareste. Como estudante de medicina em Viena (foi aluno de Wagner von Jauregg), criou em 1921 o Stegreiftheater (Teatro de Improviso), que funcionaria durante três anos e no qual tanto os atores quanto o público tinham o direito de expressar-se; esse terreno de observação lhe daria a idéia do desrecalque pulsional, elemento básico da sua reflexão sobre o psicodrama, que não deixa de ter referências à catarse aristotélica. Conta-se também que foram as brincadeiras das crianças que lhe sugeriram a sociometria, estudo dos fenômenos de afinidade e rejeição que intervêm no seio de um grupo e que, na sociedade, condicionam as escolhas preferenciais e as condutas de evitação entre indivíduos.
Em 1925, Moreno emigrou para os Estados Unidos. Imaginou diversas variantes para o psicodrama: a cadeira vazia, o duplo, o jogo do espelho, a inversão dos papéis, o sociodrama, versão coletiva e sócio-cultural do psicodrama, que tem uma dimensão individual. Alguns praticantes da sofronização retomaram recentemente o hipnodrama, associação de psicodrama e hipnose.
Em 1934, publicou Who Shall Survive, sua obra mais importante (que só seria traduzida para o francês em 1969, sob o título Fondements de Ia sociométrie) e criou em 1937 a revista Sociometria. As teorias de Moreno, independentemente de suas aplicações terapêuticas, não deixaram de influenciar certas tendências do teatro contemporâneo, de Pirandello ao happening. Morreu em 1974 em Beacon, às margens do Hudson, onde se instalara desde que chegou aos Estados Unidos.