RedePsi - Psicologia

Dicionário

Nux vomica (Noz vômica; estricnina)

moreno; magro; colérico; irritável; impaciente; teimoso; melancólico; sedentário; hipersensitivo; anti-peristaltismo; abuso alopático: C30; ativo e trabalhador; neurastenia com hipocondria; alterna com Sulphur; despertar precoce; depressão intelectual com falta de concentração; ENXAQUECA; convulsões; nevralgias e mialgias com cãimbras; abuso alimentar; grande apetite; mal-estar após os excessos de comida e bebida; tudo melhora com repouso.

  • sensibilidade exaltada: ao ruído, à luz,à menor corrente de ar, ao meio social que o cerca, aos alimentos – muitos lhe fazem mal, procura estimulantes e amargos.
  • três características: 1. adaptado às pessoas morenas, magras, irascíveis, de temperamento bilioso e muito sensíveis às impressões externas; 2. afecções devidas ao abuso de remédios drásticos, de hábitos sedentários, de alimentação rica; 3. sensação de fadiga e de esgotamento pela manhã, ao levantar-se.
  • o doente de Nux vomica está sonolento ao anoitecer, dormita na cadeira ou logo ao pôr-se na cama, acorda pela madrugada, dormita de novo e desperta fatigado, com dor de cabeça; queixa-se de cabeça pesada, pela manhã, ao acordar, na região frontal ou supra-orbital, com náuseas.
  • apetite extravagante ou fome anormal que precede o ataque dispéptico.

Eneagrama tipo VIII: O CARÁTER SÁDICO E A LUXÚRIA – tendência ao vício, levado pela depressão, torna-se até violento; "um barril de pólvora"; pode ser fechado e rabugento; sempre levanta questões contraditórias tornando o ambiente, antes calmo, em agitado; mesmo astuto e bem sucedido, esquece-se de tudo e age insensatamente; usa linguagem indelicada; disposição não intelectual devida à relutância em se concentrar e na impaciência; natureza autoritária; usa os outros para atingir suas ambições. Cabe-lhe também Lachesis: com uma vitalidade inextinguível, ardentes, hiperagitados, inclinados ao vício, excessivamente estimulados, obsessivos ou exaltados, não apenas sexualmente, mas também pelo conhecimento, experiência, entendimento, paixão por uma causa e pela própria vida.

Sentido de vida (MCB): Afundado em pesadelos e preocupação. Inconsolável e solicitude ansiosa, com o quê rompe em forte choro, queixa-se e se reprova e às vezes passa a gemer continuamente. Ela não sobrepuja o menor mal ou prejuízo. Irritável, disposição colérica e ansiosa com relação a pequenas coisas. Aborrecido, o tempo lhe parece intoleravelmente longo, passa lentamente.

1 a 200 500 1000 10 000. "Tomar à tarde".

Incomp.: Ignatia, Zincum. Compl.: Sulphur, Kali carbon., Sepia. Antídoto: Ars.?

 

 

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter