RedePsi - Psicologia

Dicionário

Pulsatilla vulgaris (anêmona dos prados)

mulher clara, loura, caprichosa mas dócil e submissa, agitada, triste, chorosa, piora com calor e melhora com frio; homens com irritabilidade (= Nux vom.); insônia do 1º sono; ansiedade com impulso suicida.

  • mulheres de gênio bondoso e complacente, mas disposto às lágrimas e lamentações.

Eneagrama tipo II: O ORGULHO E A PERSONALIDADE HISTRIÔNICA – o tipo é encontrado especialmente em mulheres delicadas e graciosas, com físico que perde ou ganha peso com facilidade e a gordura é arredondada e não flácida ou sem forma como em Calcarea carbonica; 5 característicasbásicas:1.suavidade: gosta de ser mimada, compra (seduz) com seu afeto os mimos; 2. a dependência : manifesta-se no adulto que não amadurece como desamparo e infantilidade; é atraente aos homens, extremamente feminina, lisonjeia o ego do outro,  na sua dependência procura cada vez mais apoio até que os outros sentem que lhe são prisioneiros; 3. a sociabilidade: é uma qualidade positiva; 4. a flexibilidade: pode ser construtiva, ou negativa quando se torna indecisa em qualquer simples escolha; 5. a emotividade: é a mais próxima do tipo II, marcada pela labilidade, pena de si mesma, sentimentalismo, é o cata-vento dos remédios, vai para onde o vento for; chegam a ser excêntricas e caprichosas; é dominada pela sensibilidade e não-intelectualidade; não está interessada em fatos, estatísticas, idéias eruditas ou teorias, lida melhor com o simples cotidiano, que, emotivamente, interpreta unicamente ao modo que tem em mente.

Sentido de vida (MCB): Desperta freqüentemente por sonhos aterradores, por exemplo, que está caindo. À noite desperta-se atemorizado e confuso; não reconhece onde está e não pode comunicar-se adequadamente. Sente que sua cabeça está tão quieta e tudo ao seu redor tão vazio, como se estivesse só na casa e no mundo, como se tudo ao seu redor não lhe dissesse respeito e ela não pertencesse a ninguém; não deseja falar com ninguém. Pela manhã, não pode pensar em suas tarefas sem inquietar-se, pesarosamente. Ao ouvir uma notícia desagradável, ele se aflige com tristeza e desalento. Pesaroso, melancólico, cheio de preocupações. Ânimo silencioso, inclinado à expiação silenciosa, com submissão. O paciente deseja ser consolado. Inquieto e volúvel; tende facilmente a chorar ou a rir; sente-se bem uma hora, miserável na seguinte. Extremamente caprichoso, mal-humorado com tudo, inclusive consigo mesmo.

3 a 30 100 200 500 1000 10 000.

agravações: à tarde, ao cair da noite, pelos alimentos gordurosos.

melhorias: ao ar livre, quarto fresco, ar frio, comidas frias, bebidas frias, aplicações frias.

Incomp.: Sulphur, Staphisagria. Compl.: Lycop., Sulph. acid., Allium cepa, Silicea, Kali sulph., Stan., Kali muriat. Dur.: 40 dias.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter