RedePsi - Psicologia

Dicionário

lobo frontal

A porção do hemisfério cerebral que se situa em frente do sulco central e acima da fissura lateral. As áreas principais do lobo frontal, conforme foram designadas por Brod­mann, são: área 4 (giro pré-central; principal área motora); imediatamente defronte da área 4 está a área 6 (área pré-motora; parte do cir­cuito do trato extrapiramidal); logo em frente desta encontra-se a área 8 (que está associada aos movimentos oculares e às mudanças pupi­lares); e diante desta, nos pólos frontais e conti­nuando ao longo da superfície inferior do lobo frontal, encontram-se as áreas 9, 10, 11 e 12 (que são áreas de associação frontais).

As células do giro pré-central (células de Betz) controlam os movimentos voluntários dos músculos esqueléticos do lado oposto do corpo, através dos tratos piramidais; as lesões irrita­tivas nesta área podem ocasionar ataques con­vulsivos (epilepsia jacksoniana). As lesões des­trutivas na área 4 produzem paralisia flácida; a espasticidade ocorrerá se a área 6 e o córtex intermédio também estiverem envolvidos. Ob­serva-se freqüentemente apreensão forçada em conseqüência de lesões destrutivas da área 6.

A destruição das áreas de associação frontais (9, 10, 11 e 12) podem produzir mudanças na conduta moral e social, perda de interesse, deterioração intelectual e distração.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter