RedePsi - Psicologia

Dicionário

‘Umwelt’

Um dos três modelos de conduta do Dasein: Umwelt

É o mundo natural da conduta; nele existem os modelos biológicos de conduta que ainda existiriam se o homem não tivesse autoconhecimento.

Rollo May diz: "Este mundo é o da lei natural e dos ciclos naturais: de dormir e despertar, de nascer e morrer, de desejar e descansar. Estas condutas funcionam segundo as leis do determinismo biológico".

Neste mundo as pessoas escolhem suas condutas em relação aos seus impulsos e sensações biológicas, mais que sobre a base de outros critérios. Os objetivos do sujeito em responder à situação e a si mesmo são de usar esses impulsos para manter sua existência biológica e promover a satisfação de seus desejos. Está claro que a psicologia profunda desenvolve as suas teorias, principalmente, neste mundo, o Umwelt.

Neste contexto se enquadram perfeitamente os termos ajuste e adaptação. Deste modo, o indivíduo de adapta às mudanças de temperatura e se ajusta às periódicas sensações de fome. Isto tudo funciona de acordo com as leis naturais: o melhor que se pode fazer é sentir-se cômodo com elas; não há como impedir a fome ou a mudança do tempo; somente conseguimos aliviar nossa fome ou proteger-nos do mau clima. Assim, neste contexto, ou modelo, ou modo-de-ser, o homem pouco se diferencia dos demais animais.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter