Estado de desorientação; perturbação da consciência no sentido de que a percepção de tempo, lugar ou pessoa, deixa de ser clara. A confusão pode ser ocasionada por causas orgânicas ou psíquicas.
Alguns clínicos diferenciam confusão anamnéstica de confusão delirante. A confusão anamnéstica consiste em um distúrbio de orientação e percepção decorrente de uma mudança doméstica, como a transferência de uma pessoa idosa de sua residência para uma casa de saúde. Essa confusão pode, por vezes, ser evitada, na medida em que se informa, descreve ou demonstra de antemão as mudanças que a pessoa provavelmente irá encontrar.
A confusão delirante ocorre principalmente de noite e pode ser acompanhada de intensa agitação. É causada, geralmente, por oxigenação cerebral inadequada, como no caso de um sistema cardiovascular ou cerobrovascular já afetado ser comprometido por vagotonia noturna combinada com medicamentação hipnótica. Como os indivíduos com confusão delirante parecem ter um funcionamento mental relativamente normal durante o dia, desenvolvendo episódios de confusão durante a noite, eles são por vezes mencionados como pacientes do pôr-do-sol.