RedePsi - Psicologia

Dicionário

cultura

"A totalidade das heranças sociais, vista como um corpo organizado de realizações." (Reuter, E.B. & Hart, C.W. – Introduction to Sociology, 1933)

"A cultura compreende produtos feitos pela mão do homem, bens, processos técnicos, idéias, hábitos e valores herdados. A organização so­cial só pode ser entendida como uma parte da cultura." (Malinowski, B. – "Culture", Encyclo­paedia of the Social Sciences, 1931)

"A parte do meio ambiente feita pelo homem, os símbolos, idéias, valores, tradições, institui­ções, utensílios domésticos e tecnologia. Como disse Sir John Myers, a cultura é o que resta do passado do homem atuando no seu presente para modelar o seu futuro." (Montagu, A. – American Journal of Psychiatry 118, 1961)

Costuma-se fazer a distinção entre cultura material incluindo ferramentas, habitação, bens, tecnologia, e cultura não-material como os valores, costumes, instituições e organização social. De acordo com H. W. Dunham (Archi­ves of General Psychiatry 24, 1971), a cultura é um modo de vida total em um grupo de seres humanos, incluindo padrões de crença, senti­mento e adaptação compartilhados, que serve como guia de conduta na definição da realidade.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter