RedePsi - Psicologia

Dicionário

filogenia, filogênese

Originalmente, um termo bio­lógico que designa a história genealógica e o desenvolvimento evolucionário de uma espécie ou grupo, distinto do desenvolvimento ontoge­nético do indivíduo. De acordo com a lei bioge­nética de Haeckel, a filogenia é sempre recapi­tulada pela ontogênese.

O conceito biológico de filogenia foi usado de diferentes maneiras para analogias analíticas na esfera psicológica, a fim de enfatizar o papel de elementos raciais nas manifestações da psi­que. De acordo com a teoria da psicologia analítica (Jung) de que a mente ou psique, como órgão da pessoa, tem uma história arcaica, acredita-se que os padrões da psique são deri­vados de atividades raciais.

Jung refere-se a elementos psíquicos chama­dos arquétipos, que ele considera como sendo "os elementos fundamentais da mente incons­ciente, ocultos nas profundezas da psique; ou, para usarmos outra comparação, eles são as raízes da mente, mergulhadas não só na terra, no sentido mais estrito, mas no mundo em geral. Os arquétipos são sintomas de um estado de preparação que são, ao mesmo tempo, imagens e emoções. São herdados com a estrutura do cérebro, da qual representam o aspecto psí­quico".

Se aplicado nessa acepção metafórica espe­cial, o termo filogenia torna-se sinônimo de herança arcaica, perdendo assim todas as liga­ções com o seu significado biológico original. É óbvio que a interpretação psicanalítica da continuidade das condições sociais e culturais através da "herança" foi derivada sem referên­cia à concepção biológica de herança tal como se expressa nas leis da genética humana.

"Conhecemos o homem primitivo pelos está­gios de desenvolvimento por que passou; isto é, através dos monumentos inanimados e imple­mentos que nos legou, através do conhecimento que temos de sua arte, sua religião e suas atitu­des com respeito à vida, que recebemos ou diretamente ou por intermédio de lendas, mitos e contos fantásticos; e através dos remanes­centes de seus modos de pensar que sobrevivem em nossos próprios modos e costumes."

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter