RedePsi - Psicologia

Notícias

Estudo afirma que jovens que fumam só maconha são mais ‘sociáveis’

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Lausanne, na Suíça, afirma que adolescentes que usam apenas maconha parecem ser mais "ajustados socialmente" do que os que fumam maconha e tabaco.
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Lausanne, na Suíça, afirma que adolescentes que usam apenas maconha parecem ser mais "ajustados socialmente" do que os que fumam maconha e tabaco.

No ano de 2002, foram analisados 5.263 estudantes suíços com idades entre 16 e 20 anos. Destes, 455 fumavam só maconha, 1.703 fumavam maconha e tabaco e 3.105 não fumavam qualquer das substâncias.

O estudo, publicado no site de notícias científicas Science Daily, revelou que, comparado ao grupo de estudantes que usava as duas substâncias, o grupo que fumava apenas maconha continha mais jovens do sexo masculino, praticava mais esportes, vivia com os pais e tinha melhores notas.

Menos jovens do grupo que fumava apenas maconha ficaram bêbados no mês anterior ao estudo: 40,5% contra 55% no grupo qe também consumia tabaco. Eles também usavam maconha menos vezes: apenas 44% usaram a droga mais de uma ou duas vezes no mês que antecedeu o estudo contra 66% no grupo que fumava maconha e tabaco.

A pesquisa também revelou que a maconha ou cannabis, é a droga ilegal mais comumente usada pela juventude. Seu consumo é normalmente associado ao uso de outras susbtâncias, incluindo o tabaco e a drogas ilegais.

Menos jovens do grupo que fumava somente maconha haviam usado outras drogas ilegais: 8,4% contra 17,9% no grupo que fumava as duas susbtâncias. Comparados ao grupo que não fumava maconha ou tabaco, os fumantes de maconha eram em sua maioria do sexo masculino (71,6% contra 47,7% no grupo dos abstinentes).

Os especialistas dizem que eles são mais sociáveis, têm mais amigos e praticam mais esportes – e não apresentam mais problemas psicológicos – do que os jovens que não fumam qualquer das duas substâncias. Tinham uma melhor relacionamento com os amigos (87% contra 83,2%) e também praticavam mais esportes do que os abstinentes (85,5% contra 76,6%). Por outro lado, jovens que fumavam somente maconha tinham um pior relacionamento com os pais se comparados aos abstinentes: 74,1% contra 82,4%.

Segundo os resultados da pesquisa, os jovens que fumam maconha e cigarros comuns parecem ter mais problemas psicológicos e sociais, e eventualmente poderiam ser alvo de intervenção preventiva. No entanto, eles avisam que o grupo que fuma apenas maconha também deve ser monitorado de perto e aconselhado.

Notícia retirada da fonte:

BBC Brasil

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter