RedePsi - Psicologia

Leitura analítico-comportamental da proposta de intervenção terapêutica em entrevista motivacional para dependência química

Posted on by in Sem categoria

Autora: Mônica Bessa Oliveira

Resumo

O presente trabalho enfoca os transtornos por uso de substâncias, ou seja, dependência química e abuso de substâncias. Mais especificamente busca estabelecer um paralelo entre a Análise do Comportamento e uma intervenção terapêutica que vem sendo amplamente citada na literatura psiquiátrica e psicológica como eficaz na intervenção com esse tipo de transtorno – a Entrevista Motivacional. Para tanto buscou-se 1) uma caracterização geral dos transtornos por uso de substâncias; 2) uma caracterização do principais conceitos e intervenções da Entrevista Motivacional; 3) uma tentativa de estabelecer uma compreensão analítico-comportamental dos  principais conceitos apresentados pela Entrevista Motivacional. Antes de se estabelecer o paralelo entre as duas propostas procurou-se caracterizar de uma forma geral os transtornos por uso de substâncias tanto no que diz respeito aos órgãos internacionais que estabelecem os critérios diagnósticos, quanto a uma análise de sua etiologia sob três enfoques: a terapia cognitiva, a neurobiologia e a Análise do Comportamento. A Entrevista Motivacional foi apresentada através de uma síntese do livro publicado por Miller e Rollnick em 1991/2001. E no capítulo seguinte foram relacionados alguns pontos descritos na síntese com conceitos da Análise do Comportamento. Foram identificados dois conceitos  importantes para Entrevista Motivacional – ambivalência e motivação, com os quais foi feita uma leitura comportamental mais específica. Outros princípios e aspectos da intervenção motivacional também foram  relacionados à Análise do Comportamento como aspectos do terapeuta na relação terapêutica, o conceito de auto-eficácia e aspectos específicos da intervenção motivacional.

Palavras-chave: Entrevista Motivacional; Ambivalência, Motivação, Análise do Comportamento, Contingências Concorrentes, Operações Estabelecedoras.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter