RedePsi - Psicologia

Notícias

Os sonhos podem revelar verdades, e devem ser valorizados

Os sonhos podem revelar verdades muito importantes a respeito da personalidade do sonhador.

Inclusive, eles podem mostrar como a pessoa que sonha encara e resolve os problemas da vida desperta.

Portanto, na clínica, é muito importante valorizar todos os sonhos do cliente, porque eles podem conter informações muito importantes para a resolução de conflitos internos que precisam ser tratados.

Porém, nem sempre é fácil para o cliente compreender a importância dos seus próprios sonhos.

Nesse sentido, cabe ao profissional instruí-lo a respeito da importância de valorizar os próprios sonhos.

Também é importante instruir o cliente no sentido de que ele precisa anotar os seus sonhos, para que detalhes importantes não sejam perdidos.

O grande entrave do aproveitamento dos sonhos como auxiliares na clínica, é realmente o ceticismo de determinados clientes, bem como a indisposição para anotar os sonhos diariamente ao despertar.

Mas vale a pena insistir com o cliente, tentando mostrá-lo a riqueza que os sonhos apresentam, e que mesmo aqueles sonhos que parecem não significar nada, podem conter mensagens muito importantes.

Por exemplo, sonhar com mudança de residência pode revelar muitas coisas a respeito da maneira como o cliente encara determinados problemas.

Outro exemplo interessante, é o sonho com teste de gravidez positivo. Esse é um sonho bastante interessante muito comum para as mulheres, e é um tipo de sonho que pode revelar informações valiosíssimas.

Portanto, na clínica, é preciso abrir espaço para a interpretação dos sonhos dos clientes, para que eles possam apresentar os seus sonhos, e junto com o terapeuta, tentar encontrar pistas que ajudem no processo de interpretação.

É importante ressaltar que o processo de interpretação pode ser trabalhoso e demorado.

Contudo, se houver esforços no sentido de identificar pistas claras que facilitem o processo de interpretação, em algumas sessões já será possível destrinchar um sonho, mesmo que ele pareça muito complicado num primeiro momento.

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter