RedePsi - Psicologia

Notícias

Curso de Mitologia Grega

Os gregos antigos possuíam, em seu panteão, diversos deuses. Estes eram considerados os responsáveis pelas diversas atividades da natureza e do homem.
Os gregos antigos possuíam, em seu panteão, diversos deuses. Estes eram considerados os responsáveis pelas diversas atividades da natureza e do homem.

Com o desenvolvimento da filosofia e, posteriormente, o advento do Cristianismo, esses deuses foram colocados de lado, proibidos, até cair no esquecimento.

Embora durante o renascimento, estes mitos serviram de inspiração para poetas, escritores e pintores, não possuiam mais a força religiosa de outrora.

Até que C. G. Jung, fundador da escola de Psicologia Analítica, percebeu que os mitos representavam padrões de comportamento instintivo, que ele denominou de “arquétipos”. De acordo com essa perspectiva, os deuses e entidades míticas continuão presentes, atuando de forma viva, no inconsciente coletivo.

Tendo como base a Psicologia Analítica e o trabalho do mitólogo Joseph Campbell, o curso Mitologia Grega: Os Deuses do Olimpo, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), retoma as histórias míticas, narrando-as, interpretando-as e exemplificando-as com situações cotidianas, familiares e sociais, mostrando que os mitos estão presentes, aqui e agora, atuando em nossas vidas. Conhecer os mitos permite ao ser humano compreender mais profundamente a si mesmo, seus relacionamentos e seu lugar no mundo.

Esta é, portanto, uma excelente oportunidade de reflexão sobre as origens psíquicas da cultura e da subjetividade ocidentais, o que interessa não apenas à Psicologia, mas também às demais Ciências Humanas e àqueles que buscam uma compreensão mais profunda do homem e de si.

Dirigido a estudantes e profissionais das áreas de Psicologia, Artes, Ciências Humanas, Ciências Sociais e interessados no tema, o curso tem início em 25 de Agosto e aulas sempre as segundas-feiras, das 20 às 22h30, no Colégio São Domingos, que fica na Rua Monte Alegre, 1083 – Perdizes – São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3670-3300, www.pucsp.br/cogeae e [email protected] Informações para a imprensa Priscila Lacerda(11) 3670-8334  / (11) [email protected]

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter