RedePsi - Psicologia

Notícias

Estudo sugere que noite de domingo é a pior para dormir

Uma pesquisa realizada pela rede de hotéis britânica Travelodge sugere que a noite de domingo é a pior noite de sono da semana.
Uma pesquisa realizada pela rede de hotéis britânica Travelodge sugere que a noite de domingo é a pior noite de sono da semana.

O estudo analisou 3,5 mil adultos e descobriu que quase 60% dos trabalhadores estudados têm a pior noite de sono no domingo. Mais de 25% dos pesquisados admitem que já faltaram ao trabalho na segunda-feira e alegaram problemas de saúde depois de ter uma noite de sono interrompida. A pesquisa também descobriu que cerca de 80% das pessoas dormem melhor na noite de sexta-feira, no final da semana de trabalho.

Neil Stanley, especialista em sono do Hospital da Universidade de Norfolk e Norwich, afirma que a preocupação com o trabalho é uma das razões para uma noite se sono, mas não é a única. Ele explica que "os padrões de sono foram bagunçados pelo fato de as pessoas dormirem até tarde ou ficarem acordadas até tarde da noite, as pessoas não fazem muita atividade física ou mental no domingo, e há probabilidade de uma grande refeição que vai pesar no estômago".

Para Stanley, a melhor forma de combater a insônia na noite de domingo é permanecer acordado e ativo durante o dia e manter padrões de sono constantes. O sono interrompido é considerado uma das principais causas da falta de concentração no trabalho, do aumento da irritabilidade em relação a chefes e até mesmo de funcionários que cochilam em sua mesas de trabalho.

Cerca de metade dos pesquisados afirmaram que sofrem com a falta de concentração, que provoca erros. Um em cada três dos pesquisados diz que ficou irritado com seus chefes e colegas e um quinto Segundo pesquisas, mais de 23 milhões de trabalhadores britânicos afirmam que perdem uma hora de sono a cada noite, pois temem a hora de ir para o trabalho no dia seguinte.

Os pesquisadores apontaram como causa o fato de lidar com um chefe difícil, participar da apresentação de um projeto ou ter perdido um prazo para entregar um trabalho.

Notícia retirada da fonte:

BBC Brasil

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter