RedePsi - Psicologia

Notícias

Pesquisa afirma que demonstrar atração ajuda conquista

Um estudo realizado na Universidade de Aberdeen, na Escócia, sugere que demonstrar interesse por uma pessoa pode torná-la mais atraente aos olhos desta.
Um estudo realizado na Universidade de Aberdeen, na Escócia, sugere que demonstrar interesse por uma pessoa pode torná-la mais atraente aos olhos desta.

Pesquisas anteriores sobre o que torna uma pessoa atraente haviam destacado a importância da beleza natural e de traços físicos como a simetria facial ou o tom da voz. No entanto, o estudo escocês, publicado na edição desta semana da revista científica Psychological Science, indica que a atração é um fenômeno mais complexo.

Segundo a pesquisa, demonstrar os sentimentos com atitudes como sorrir, olhar nos olhos ou revelar a atração – chamados de "sinais sociais" pelos pesquisadores – torna a pessoa mais desejável pelo alvo da conquista.

Os pesquisadores apresentaram a 230 voluntários – homens e mulheres – quatro cartões, com fotos de pessoas que demonstravam diferentes expressões. Em uma das fotos, uma pessoa olhava diretamente para a câmera sem sorrir, na outra, a pessoa não olhava diretamente, porém tinha um sorriso no rosto. O terceiro cartão retratava uma pessoa que desviava o olhar e não sorria, enquanto o último finalmente mostrava uma pessoa olhando diretamente para a câmera e sorrindo.

Segundo Lisa DeBruine, co-autora do estudo, os resultados podem ajudar as pessoas a compreender melhor as "regras da atração" e não perder tempo com quem não demonstra interesse.

Notícia retirada da fonte:

BBC Brasil

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter