RedePsi - Psicologia

Notícias

Pesquisa afirma que altruísmo pode ser sexualmente atraente

Pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, afirmam que demonstrações de altruísmo pode ser sexualmente atraentes.
Pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, afirmam que demonstrações de altruísmo pode ser sexualmente atraentes.

Em três estudos, que envolveram mais de mil pessoas, descobriu-se que as mulheres dão maior importância a características altruístas do que a outras características na personalidade do parceiro.

Os participantes responderam a várias perguntas sobre o tipo de qualidade que procuram em um parceiro, incluindo exemplo de comportamente altruísta como "doar sangue regularmente" e "se voluntariar para ajudar em um hospital local".

Os três estudos apontaram que as mulheres dão maior importância a essas características, mas indicam que os homens também podem levá-las e conta ao escolher uma parceira.

No total, 179 casais responderam a perguntas sobre o quanto valorizavam ações altruístas e tiveram de relatar o próprio nível de comportamento altruísta.

O nível de preferência em um parceiro apresentava uma correlação com a extensão do comportamento altruísta demonstrado pelo outro, sugerindo que essas características podem ser um fator importante para os dois sexos.

Tim Phillips, coordenador do estudo, diz acreditar que "a expansão do cérebro humano teria aumentado significativamente o custo de educar crianças". "Então, teria passado a ser importante para os nossos ancestrais escolher parceiros com disposição e capacidade para serem pais bons e comprometidos", avalia.

Segundo o pesquisador, "demonstrações de altruísmo podem ter oferecido pistas nesse sentido".

Notícia retirada da fonte:

BBC Brasil

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter