RedePsi - Psicologia

Notícias

Insônia pode causar mania de perseguição, diz estudo

Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que pessoas com insônia têm mais chances de sofrer de paranóias como mania de perseguição.

Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que pessoas com insônia têm mais chances de sofrer de paranóias como mania de perseguição.

A pesquisa, realizada por uma equipe do King’s College, em Londres, examinou a relação entre insônia e paranóias em pessoas saudáveis e em pacientes com problemas mentais.

Os especialistas observaram que 70% das pessoas saudáveis que disseram ter perturbações psíquicas também sofriam de insônia. Entre os pacientes psiquiátricos, mais da metade também apresentou o mesmo quadro.

O autor do estudo, Daniel Freeman, disse que noites de pouco sono podem provocar estresse, confusões mentais e a sensação de estar desconectado do mundo.

“Estas são as condições ideais para o aparecimento de pensamentos paranóicos”, disse Freeman.

“Sono regular e de boa qualidade é fundamental para o nosso bem-estar psicológico”, acrescentou.

A equipe chefiada por Freeman não esclareceu se é a insônia que causa os problemas mentais ou o contrário.

“A boa notícia é que há várias formas de vencer a insônia”, disse Freeeman.

“O uso de técnicas para dormir durante o dia pode ajudar a pessoa a se sentir mais segura e menos desconfiada. Uma boa noite de sono pode simplesmente nos fazer ver o mundo de forma muito mais positiva”.

Fonte: BBCBrasil.com

Acesso à Plataforma

Assine a nossa newsletter